Autofit Section
Paulo Freire e Mês da Consciência Negra compõem os eventos da próxima semana no Museu da Justiça
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 19/11/2021 15:15

Continuando as celebrações pelo Mês da Consciência Negra, o Museu da Justiça promove, no dia 23 (terça-feira), a palestra “Racismo Estrutural: Legados da Escravidão no Brasil”, com os palestrantes Beatriz Mamigonian, professora do Departamento de História da UFSC e pesquisadora na área da abolição do tráfico de escravos e nas transformações da escravidão no século XIX, e Flávio Gomes, professor da UFRJ e pesquisador do CNPQ. Ambos trarão uma reflexão acerca da escravidão enquanto elemento primordial para o fenômeno chamado Racismo Estrutural no Brasil.

O programa Humanitas trará o tema "Paulo Freire: Educação e emancipação do pensamento", em palestra de Lia Faria, professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, que discutirá as matrizes pedagógico-políticas do pensamento de Paulo Freire, expoente no âmbito do ensino no Brasil e no mundo e autor de diversas obras. A palestra ocorrerá na próxima quarta-feira (24/11).

Na sexta-feira (26/11), o Sarau do Museu receberá os poetas Carlos de Assumpção, poeta e ativista da velha guarda do movimento negro, autor de “Não pararei de gritar – poemas reunidos” (2019), obra saudada calorosamente pela crítica; Cristiane Sobral, poeta, atriz e professora, autora de, entre outras obras, “Terra negra” (2017); e Paulo Sabino, poeta, jornalista, produtor cultural e autor de “Um para dentro todo exterior” (2018).

O Humanitas e o Sarau do Museu são reconhecidos pela ESAJ para a concessão de horas de capacitação a quem participar de todo o evento. Não é necessário se cadastrar nem solicitar a atribuição das horas, basta entrar na plataforma Teams com seu e-mail individual corporativo.

Durante a semana haverá ainda no Salão Nobre do Museu da Justiça duas apresentações do XII Rio Winds Festival. No dia 23, Harold Emert no oboé, Cosme Silveira no fagote e acordeão e Claudio Vettori no piano, com a participação especial de Phylis Huber, atriz e narradora e no dia 25, Eliane Salek no piano e flauta.

Para saber como participar dos eventos acesse o site do Museu da Justiça: http://ccmj.tjrj.jus.br