Autofit Section
Outubro Rosa: Juizado de Violência Doméstica de São João de Meriti promove ações em benefício das mulheres 
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 26/10/2021 17:11

Um dia exclusivamente voltado para elas, com palestras sobre saúde e combate à violência doméstica, além de encaminhamento para exames como ultrassonografia, mamografia e preventivo. Assim foi a última segunda-feira (25/10) para um grupo de vinte mulheres vítimas de violência doméstica que compareceram ao juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, marcando o mês conhecido por Outubro Rosa, uma campanha de conscientização que busca alertar as mulheres e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. 

No evento, foi feita uma apresentação pela juíza Renata Medina e por representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública sobre assistência judiciária às mulheres vítimas de violência. As vítimas, que tinham audiências marcadas no juizado, receberam orientações sobre o ciclo da violência e a necessidade de denunciar os agressores. Representantes municipais da área de Saúde também falaram para o grupo sobre medidas de prevenção à saúde feminina, com orientações sobre o autoexame de mamas e outras.  

 “Foram orientadas sobre a importância de denunciar para saírem do ciclo de violência, de se sentirem acolhidas, por todo o sistema de justiça. As mulheres gostaram bastante”, destacou a magistrada, que afirmou ter se inspirado no mutirão de violência doméstica realizado este ano no Fórum da Leopoldina para organizar o evento.  

SP/FS

Galeria de Imagens