Autofit Section
Museu da Justiça estreia exposição virtual “Arte, Educação e Sustentabilidade”
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 16/09/2021 16:20

No próximo dia 21, terça-feira, o Museu da Justiça estreia em seu portal a exposição virtual “Arte, Educação e Sustentabilidade”, do artista plástico e professor Marcos Lanzieiro, constituída essencialmente de obras de arte elaboradas e produzidas pelos alunos do Colégio São Paulo, localizado em Ipanema, Zona Sul do Rio.  O artista e seus alunos utilizaram para a confecção das obras materiais de reuso e reaproveitamento, estimulando uma nova consciência em relação ao meio ambiente através de uma mudança comportamental.

A exposição é uma parceria com o Departamento de Ações Pro-Sustentabilidade do TJRJ (Deape) e busca uma conscientização a respeito das práticas sustentáveis, de acordo com as práticas incentivadas pela Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade (Cosus) do Tribunal de Justiça do Rio.

Na quarta-feira (22/9), haverá o novo encontro do ciclo de palestras, debates e diálogos Humanitas, com o tema "Anísio Teixeira e a educação integral para a cidadania". Em palestra seguida de entrevista, o desembargador do TJRJ, doutor em Ciência Política pela UFF e professor da UERJ João Batista Damasceno explorará aspectos essenciais do pensamento desse que é considerado um dos maiores educadores que o Brasil já teve.

Na sexta-feira (24/9), o Sarau do Museu se reunirá para receber a equipe do Mallarmargens – Revista de Poesia e Arte Contemporânea. O encontro contará com as participações dos editores da revista: os poetas e críticos Nuno Rau, autor de Mecânica aplicada (finalista do Prêmio Jabuti de Poesia, de 2018) e Notas marginais (2021); Alexandre Guarnieri, autor de Corpo de festim (contemplado com o Prêmio Jabuti de Poesia, de 2015), dentre outros; e Amanda Vital, autora de Lux (2015) e Passagem (2018).

Ambos os programas são reconhecidos pela ESAJ para a concessão de horas de capacitação. Não é necessário se cadastrar nem solicitar a atribuição das horas, basta entrar na plataforma Teams com seu e-mail individual corporativo.

Ainda no domingo (19/9), o Museu da Justiça disponibilizará no canal do Youtube do TJRJ a entrevista do desembargador Abeylard Pereira Gomes, concedida ao Programa de História Oral do Poder Judiciário em agosto de 1998.

Para conhecer a programação e saber como participar dos eventos do Museu da Justiça, acesse o portal: http://ccmj.tjrj.jus.br/