Autofit Section
Cerimônia marca instalação da Coordenadoria dos Polos Avançados de Solução de Conflitos Extrajudiciais em universidades
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 30/11/2022 20:55

 

O pró- reitor da Universo Wallace Salgado, des Cesar Cury, o 1º Vice do TJ, des José Carlos Maldonado, e o reitor da Signorelli Hercules Pereira

 

Uma nova e fundamental Justiça. Assim o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho, definiu as formas de resolução de conflitos extrajudiciais durante a cerimônia de instalação dos Polos Avançados de Solução de Conflitos Extrajudiciais (Pasces) nas universidades Signorelli e Universo, realizada nesta quarta-feira (30/11).  

“Com a utilização de ferramentas como a mediação e a conciliação, as partes quando saem conversando, o que, sem dúvida, traz a certeza de que trilharam o melhor caminho.  Bem-vindos os que estão neste projeto, as universidades que estão dando este apoio, com jovens que estão cursando faculdades de Direito e que já saem com esta cultura de mediação. Será o mais importante instrumento não só do século XXI, mas, também, do século XXII. É o início de uma nova era”, acredita o desembargador, que representou o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, na solenidade.  

Para o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargador Cesar Cury, o Direito da tradição, dos códigos, das leis, sozinho não é suficiente para as próximas décadas à frente. “A sociedade tem mudado de modo plural e diferenciado. Os tribunais são repositórios da conflituosidade social traduzida em litígio. As mudanças sociais reivindicam um novo posicionamento”, afirmou.

O pró-reitor administrativo da Universo, Wallace Salgado, citou ações sociais realizadas pela instituição e destacou a importância da iniciativa. “Essa parceria proporciona e resulta em mais um caso de sucesso. Nossos alunos e ex-alunos poderão colocar em prática seus conhecimentos”, disse.  

O reitor do Centro Universitário Internacional Signorelli, magnífico professor Hercules Pereira, destacou a relevância da parceria como um dia muito importante para a comunidade universitária e o Poder Judiciário. “É um projeto admirável que faz toda a diferença para as nossas comunidades”, disse.

Estiveram presentes também na cerimônia o 2º vice-presidente do TJRJ, desembargador Marcus Basílio, os desembargadores Nagib Slaib Filho, Eduardo Paiva, Luiz Felipe Francisco, entre outros.  

 

SP/FS