Autofit Section
“Um dia com o presidente” reuniu 40 crianças e adolescentes das comunidades de Acari, Maré e Antares que vieram conhecer o TJRJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 30/11/2022 16:42

A delegada Paula Mary, o presidente do "Lutando por vidas" Jorge Turco e o 1º vice do TJ José Carlos Maldonado receberam as crianças

 

Os 63 quilômetros que separam a comunidade de Antares, em Santa Cruz, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), no Centro, foram mágicos para Lucas Gabriel da Silva Marins, de 9 anos. No caminho, ele não sabia o que esperar. Já no Salão Nobre do Tribunal e, depois de mais de uma hora de viagem, seus olhos brilhavam cercados de muitas novidades: as barcas que circulavam pela Baía de Guanabara, os aviões que chegavam e saíam do Aeroporto Santos Dumont, avistados pelas janelas do TJRJ, e o dia que conheceu “um homem que é mais que juiz. Um desembargador!”, exclamou o menino. 

Lucas Gabriel foi um dos 40 meninos e jovens que, na manhã desta quarta-feira (30/11), visitaram o TJRJ. Eles conhecerem um pouco do judiciário fluminense, através da iniciativa “Um dia com o presidente”, que reúne jovens de comunidades carentes que participam dos projetos “Lutando por Vidas” e “Ação Entre Amigos”. No início da visita, eles ouviram as boas vindas do 1º vice-presidente do TJRJ, desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho, que representou o presidente do Tribunal, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira. 

“Não desistam dos seus sonhos. Eu tracei e consegui alcançar os meus objetivos. Sempre fui bagunceiro, mas também o melhor aluno. Vocês devem estar se perguntando: afinal, o que é um desembargador? É um juiz mais velho”, disse o desembargador José Carlos Maldonado, para uma plateia formadas por crianças e jovens entre 4 e 14 anos das comunidades de Acari, Antares e Maré que, assim como Lucas, estavam felizes em conhecer “um homem que é mais que juiz” e que acharam graça da definição do magistrado. 

Para o presidente do Instituto Brasileiro “Lutando por Vidas”, Jorge Turco, a parceria com o TJRJ é um dos maiores incentivos no trabalho feito com crianças carentes e que quer mostrar, através do esporte e de encontros como os desta quarta-feira, que a vida pode mudar para quem quiser e se esforçar por uma vida melhor. 

“Este é o oitavo ano dessa parceria com o tribunal. Vocês sempre nos apoiaram e nos incentivaram. Um exemplo para que esses meninos e meninas conheçam outras realidades”, disse Jorge Turco. 

A delegada federal Paula Mary Reis de Albuquerque contou sua experiência com uma infância pobre, como venceu e pontuou alertas sobre como acontece a violência contra as crianças e os adolescentes, o ambiente onde isso acontece e como pedir ajuda para se manter seguro. 

                                         40 crianças visitaram o TJ na tarde dessa quarta-feira, 30

 

Atenta a tudo, Kayllani dos Santos, de 11 anos, que luta judô e kickboxing pelo projeto de Jorge Turco, moradora de Acari, resumiu sua visita com um largo sorriso ao ocupar uma cadeira do Tribunal Pleno do TJRJ e saborear um lanche servido para toda a garotada: 

“Isso aqui é lindo demais! Esse passeio foi muito, mas muito legal e, hoje, sei que eu posso ser o que eu quiser. Tenho é que estudar para isso”, concluiu a menina. 
 
PF/MB
Fotos de Brunno Dantas