Autofit Section
Retrato do desembargador Wagner Cinelli é inaugurado na Galeria de Conferencistas Eméritos da EMERJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 11/11/2022 22:47

Nesta sexta-feira (11/11) a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) inaugurou o retrato do desembargador Wagner Cinelli na Galeria dos Conferencistas Eméritos. Ex-aluno da instituição e docente por mais de duas décadas, a homenagem é em decorrência do conhecimento partilhado em toda a sua carreira acadêmica. 

Emocionado com o agraciamento, o magistrado disse ter ficado tocado e sensibilizado com tudo que foi falado durante a cerimônia e de estar na companhia de tantos amigos queridos.  

“Estou no lugar que eu gostaria de estar, que é na magistratura, no Tribunal de Justiça do Rio, na Emerj. É muito bom estar aqui e uma grande honra ter meu retrato na Galeria dos Conferencistas Eméritos com tantas figuras queridas que ali já estão”, disse o desembargador.  

A diretora-geral da Emerj, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, não pôde estar presente na cerimônia de inauguração, mas enviou uma mensagem ao homenageado.  

“O desembargador Wagner Cinelli entra a partir de hoje na história da Emerj. Uma homenagem mais do que justa. É um magistrado comprometido com as questões que maculam o princípio da igualdade na sociedade brasileira. Juiz à frente do seu tempo, que enxerga como poucos que a desigualdade de gênero e a violência contra as mulheres são bandeiras de luta de todos nós e principalmente de nós juízes. Mas Cinelli é mais que simplesmente um magistrado que cumpre seu papel de bem desempenhar a busca da justiça no campo da desigualdade de gênero. Ele é um professor que usa a arte, a música, a poesia como ferramentas pedagógicas de reflexão crítica e, com isso, sensibiliza alunos e todos aqueles que têm acesso as suas obras. ”   

O evento contou com a participação da presidente da Comissão Pedagógica e de Ensino da Emerj, desembargadora Patrícia Ribeiro Serra Vieira; da presidente da Comissão de Concursos da Emerj, desembargadora Margaret de Olivaes Valle dos Santos; desembargadora Andrea Pacha; desembargador Luiz Felipe Francisco; da presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, juíza Eunice Bitencourt Haddad; e do juiz Luiz Eduardo Castro Neves, entre outros.  

Wagner Cinelli 

O desembargador atuou como advogado durante seis anos e entrou para a EMERJ como aluno do curso preparatório – atual Curso de Especialização em Direito Público e Privado – e, em 1992, ingressou na magistratura. É mestre em Política Criminal pela London School Of Economics and Political Science e tem Sociedade, Sociologia, Justiça Criminal e Criminologia como suas áreas de maior interesse. 

Na EMERJ, coordenou por oito anos o Curso de Iniciação, direcionado a juízes recém ingressos na carreira. Atualmente, é docente nas turmas de formação inicial de juízes e é presidente do Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas – Interlocução do Direito e das Ciências Sociais. 

O homenageado, que tem seu pai como grande herói e influenciador na carreira pela atuação como advogado e envolvimento com as questões comunitárias, é grande amante das artes e do cinema, toca piano desde os seis anos e integra a banda Urca Bossa Nova. A música e a literatura fazem parte de sua rotina. 

Com o curta-metragem de animação “Sobre Ela”, o qual assinou a direção, o roteiro e a trilha sonora, foi premiado com o troféu New Wave Short Film Festival, na Alemanha, na categoria “Empoderamento Feminino”. Em 2020, publicou a obra “Sobre ela: uma história de violência”, baseado no curta. 

IA/FS