Autofit Section
TJRJ incentiva a doação de mechas de cabelo e de lenços para pessoas em tratamento contra o câncer na campanha “Outubro Rosa”
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 26/10/2022 17:15

 

                            A diretora do Departamento do Cerimonial e Eventos, Renata Oliveira Gomes da Silva, participou da campanha ao lado da filha

 

Quem superou o câncer sabe a importância da autoestima e da autoconfiança para o tratamento da doença. Visando contribuir para a causa, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) está promovendo nesta quarta-feira (26/10), das 10h às 18h, dentro da campanha do “Outubro Rosa”, uma ação social com um posto de coleta para doações de cabelos, lenços e turbantes. 

A técnica judiciária Jaqueline Estevão Monteiro, de 52 anos, que conseguiu se curar do câncer de mama em junho deste ano após passar por sessões de quimioterapia e radioterapia, não pensou duas vezes para abraçar a causa. 

                                                         A servidora Jaqueline Estevão venceu o câncer em junho deste ano

 

“Estou doando porque já passei por isso. Foi uma fase difícil, mas graças a Deus eu consegui superar o medo e temor dessa doença, que foi detectada no estágio inicial e tive sucesso no tratamento. Agora quero ajudar outras pessoas para que mantenham a autoestima elevada e não se enfraqueçam perante esse problema de saúde. Eu só tenho a agradecer a minha família, aos colegas de trabalho e aos amigos que foram essenciais para superar essa fase”, destacou. 

A iniciativa proporciona cortes de cabelos gratuitos no local para quem deseja participar - além de recolher mechas previamente cortadas, que serão remetidas às instituições filantrópicas para a fabricação de perucas. Servidores, terceirizados do TJRJ e o público em geral que passarem pelo hall dos elevadores na Lâmina I pela entrada da Rua Dom Manuel poderão participar. Foi o caso da servidora Bruna do Amaral Barbosa Dias, 25 anos, que trouxe a mãe para participar. 

“Eu sei o quanto significa essa iniciativa para as mulheres que acabaram perdendo cabelo durante o processo de quimioterapia.  É importante para não perderem a autoestima. Minha família materna tem histórico de câncer, perdi minha avó para a doença e quero ajudar. Espero que as pessoas venham aqui para ajudar”, declarou. 

                                   A servidora Bruna Barbosa trouxe a mãe para participar da campanha

 

A diretora do Departamento do Cerimonial e Eventos, Renata Oliveira Gomes da Silva, fez questão de deixar sua contribuição junto com a filha de 24 anos. 

“Outubro Rosa tem que ser solidário. Minha filha sempre doou e me incentivou a contribuir também. Estar bem e se sentir bem é o que vale na vida. Isso faz toda a diferença para quem passa por essa fase”, acrescentou. 

 Cláudia Brogno Marques Linhares, do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape), destacou a relevância da primeira edição da campanha do TJRJ em parceria com a Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj) com o objetivo de alertar a população para o diagnóstico precoce. 

“A intenção é despertar as pessoas sobre a importância do diagnóstico e da prevenção, pois é dito pelos médicos que quanto mais cedo se descobre, mais aumenta a chance de vencer a doença. Todos podem doar. É necessário ter 15 centímetros de cabelo para fazer as perucas. O Deape vai receber as doações das mechas até o final do mês de outubro e elas serão encaminhadas ao Instituto Cabelinhos do Bem, em São Gonçalo, através da Caarj”, acrescentou. 

Durante a ação, a técnica de enfermagem da Caarj, Susimere Sanches Rodrigues, está disponível realizar aferição de pressão, glicemia capilar, batimentos cardíacos e saturação das pessoas. 

“O objetivo é estimular que as pessoas se previnam e evitem desenvolver outras doenças para não ficar com imunidade baixa e não deixar porta de entrada para o câncer “, explicou. 

 

  

SV/FS