Autofit Section
Cerimônia marca o encerramento do 37º Curso de Formação de Magistrados
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 23/09/2022 15:27

                                                          Juíza mentora Adriana Ramos de Mello com a juíza Helenice Rangel na entrega dos certificados de conclusão de curso 

 

Há quatro meses, Helenice Rangel chegava ao prédio do Fórum Central para a sua solenidade de posse como juíza do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Ansiosa, cheia de entusiasmo e expectativas, a brasiliense, assim como outros 49 aprovados no XLVIII Concurso para Ingresso na Carreira da Magistratura fluminense, foi empossada no dia 19 de maio.  Os meses se passaram e Helenice retornou ao fórum na manhã desta sexta-feira (23/9) para a cerimônia de encerramento do 37º Curso de Formação de Magistrados. O evento foi realizado no Auditório Antônio Carlos Amorim. 

“As aulas, com duração de quatro meses, foram essenciais para que pudéssemos entender o Tribunal de Justiça, sua estrutura, cultura e funcionamento. Durante esse período, formos designados para auxílio em serventias da Capital, nas quais fui sempre bem recebida”, explica.

O encerramento do Curso de Formação representa, também, o início da segunda etapa do processo de vitaliciamento dos magistrados aprovados no último concurso. Ao ser perguntada sobre como está a ansiedade em relação ao dia da cerimônia de posse, Helenice abre o sorriso e declara: “Ainda sinto aquele frio na barriga. Mas é uma sensação positiva. É a ansiedade de trabalhar e buscar fazer a diferença”, disse a juíza. 

A cerimônia de encerramento foi conduzida pela diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), desembargadora Cristina Tereza Gaulia e pelo membro do Conselho Consultivo da Emerj, desembargador Cláudio Dell’Orto. Em sua fala, a desembargadora explicou o objetivo do curso de formação. “As situações práticas são inusitadas. Então, o que buscamos, ao longo do curso, é municia-los com as ferramentas necessárias. Nós trabalhamos para melhorar nossa escola e o curso de iniciação, com base nas observações e sugestões de vocês”, afirmou.

O desembargador Cláudio Dell’Orto afirmou que a Emerj é o local para aperfeiçoamento contínuo dos magistrados. “Temos uma Magistratura com uma grande responsabilidade do porvir. O amanhã será o que cada um de vocês se propuser a fazer. A formação continuada do magistrado significa acreditar, ainda mais, na vocação que nos trouxe até aqui”, considera. 
    
A presidente do Conselho de Vitaliciamento (Covit), desembargadora Kátia Jangutta, parabenizou os juízes pela conclusão do curso de formação. A magistrada explicou as etapas seguintes e apresentou o Portal do Vitaliciamento, criado para reunir tudo o que diz respeito ao processo de vitaliciamento.

“Nós sabemos que foi um período exaustivo, que exigiu uma dedicação diária. Os senhores terminam essa etapa adquirindo vários conhecimentos importantes. Nessa nova fase, é de enorme importância o trabalho presencial nas serventias. Agora, os senhores vão assumir as varas e devem conhecer suas comarcas, seus jurisdicionados”, aconselhou. 

Durante a solenidade, foi exibido um vídeo do desembargador Marco Aurélio Bezerra de Mello, vice-presidente do Conselho Consultivo e presidente da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, ambos da Emerj. O desembargador parabenizou os novos juízes, desejou felicidade na carreira e destacou que a Escola é a casa dos magistrados fluminenses. Já a desembargadora Eunice Caldas, presidente da Associação Beneficente dos Amigos do TJRJ (Abaterj), explicou o funcionamento e apresentou os trabalhos sociais realizados pela entidade. 

No final do evento, os novos magistrados receberam os certificados de conclusão do curso das mãos dos juízes mentores Adriana Ramos de Mello, Ana Carolina Villaboim, Caroline Rossy, Eric Scapim, Guilherme Rodrigues, Leonardo Grandmasson, Regina Fábregas e Renata Palheiro. 

MG/MB

Foto: Brunno Dantas/TJRJ