Autofit Section
Presidente do TJRJ parabeniza jornalistas do Fantástico por premiação de série sobre mutirão de juízas para reduzir processos de violência doméstica
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 05/09/2022 20:01

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, parabenizou, durante visita de cortesia nesta segunda-feira (5/9), os jornalistas Gustavo Vieira, diretor do Fantástico, e Mônica Marques, produtora do programa, pela conquista do 2º lugar na categoria Mídia Nacional da II edição do Prêmio Juíza Viviane do Amaral, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo projeto “Não é amor”. A premiação foi entregue no dia 29 de agosto.

Exibido em episódios no ano passado, o especial da revista eletrônica dominical da TV Globo abordou o mutirão de juízas do TJRJ no Fórum da Leopoldina para reduzir o acervo processual de casos de violência doméstica naquela região. Os processos do mutirão foram analisados em formato eletrônico depois da digitalização prioritária do acervo de processos físicos.  

O 6º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, da Leopoldina, abrange os complexos do Alemão e da Maré, atendendo 67 bairros e 339 comunidades – como Jacarezinho, Vigário Geral, Ramos, Méier, Inhaúma, Méier, Ilha do Governador e Pavuna. O juizado da região, fortemente impactada pela violência doméstica, recebe cerca de 550 processos por mês. 

Sobre o prêmio do CNJ 
O II Prêmio CNJ Juíza Viviane do Amaral avalia projetos bem-sucedidos e inovadores de enfrentamento à violência doméstica e familiar. Criado pelo CNJ no ano passado em homenagem à magistrada do Rio vítima de feminicídio, a premiação confere visibilidade e notoriedade a iniciativas de prevenção e combate à violência, maus-tratos e crimes contra mulheres. 

Em contexto marcado pelo aumento das agressões, o prêmio também tem a finalidade de conscientizar integrantes do Judiciário e da sociedade sobre a necessidade de vigilância permanente no enfrentamento a esse tipo de violência.

 

Os jornalistas Gustavo Vieira e Mônica Marques com o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.