Autofit Section
Coral dos Amigos do Tribunal de Justiça comemora 20 anos com canto e homenagens
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 28/07/2022 18:54

                                        Coral dos Amigos do TJ comemorou duas décadas de história

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, foi homenageado nesta quinta-feira (28/07) na cerimônia do 20º aniversário do Coral dos Amigos do Tribunal de Justiça. O evento aconteceu no Espaço Ecumênico no Fórum Central.  

Ao parabenizar os coristas pelas duas décadas de história, o presidente do TJ destacou dois personagens fundamentais para a existência do coral. De acordo com o desembargador Henrique Figueira, os desembargadores Haidée Bittencourt e Paulo Cesar Salomão foram não só dois quadros importantes e históricos do Poder Judiciário fluminense, como pessoas carinhosas que tiveram a sensibilidade de apoiar a criação do grupo musical. Os dois magistrados também foram homenageados, in memoriam, na cerimônia.  

"A exibição de hoje foi uma síntese dos 20 anos de romaria, amizade e rejuvenescimento que simbolizam o coral, uma vez que nada alegra e dá frescor ao espírito como a música. Os desembargadores Haidée e Paulo Cesar nos encheram de alegria e força como magistrados e como padrinhos dessa ideia", afirmou.

Des. Henrique Figueira, pres. do TJRJ, Maria de Lourdes Goulart Salomão, viúva do fundador do coral, Paulo César Salomão, e Paulo César Salomão Filho, filho do fundador

 

Ao lado da mãe, Maria de Lourdes Goulart Salomão, o filho do desembargador, Paulo César Salomão Filho, agradeceu as homenagens que lembraram o papel do pai na criação do coral, enquanto era presidente da Mútua em 2002.  

"Como meu pai dizia, a música traz alegria e paz a um ambiente conturbado como é o da Justiça. Desejo que o Coral dos Amigos do Tribunal de Justiça se perpetue, esteja aqui por mais anos para trazer alegria ao tribunal. Tenho certeza que meu pai está feliz com esse carinho", disse.  

O regente do Coral, maestro Wellington Ferreira, também destacou o papel de pacificador que a atividade exerce. Ele recordou que um dos motivos para sugerir a criação do grupo foi o de oferecer algo que abrandasse o estresse do cotidiano dos servidores do TJ do Rio.  

"Nós começamos pouco a pouco, ensaiando numa sala de estudos na EMERJ, e então o coral foi ganhando corpo, foi se aprimorando e hoje chegamos aos 20 anos tendo tocado em lugares como o Golden Room do Copacabana Palace e até fora da Cidade do Rio de Janeiro. Viva a música! Viva a cultura!", celebrou o maestro.  

Integrante do coral, a pianista Carol Murta Ribeiro parabenizou e agradeceu a todos os presidentes do TJRJ pelo apoio ao grupo desde que ele foi criado. Para ela, os encontros estabelecem e fortalecem laços de amizades ao aproximar as pessoas através de uma paixão em comum: a música. 

"Durante todos esses anos nós tivemos apresentações maravilhosas, foram trocas valiosas entre nós e as plateias, recepções muito gostosas. Algumas apresentações, como a do Retiro dos Artistas, em que as pessoas iam para as janelas nos aplaudir, foram muito marcantes. Rumo aos 25 anos e às bodas de prata!", comemorou, animada com os próximos anos.  

Foto: Felipe Cavalcanti/ TJRJ

JGP/FS 

Galeria de Imagens