Autofit Section
Maio Laranja: Corregedoria lança vídeo para incentivar denúncias de abuso sexual infantil
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 17/05/2022 17:58

Maio Laranja é o mês de alerta e combate ao abuso e a exploração sexual infantil. A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro busca contribuir para a proteção de crianças e adolescentes e promove ações na área com debate, informação e conscientização sobre o tema.

Uma das ações é o vídeo informativo #MaioLaranja que a Corregedoria lança neste dia 18 de maio - Dia Nacional do Combate à Exploração e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes – para incentivar denúncias de abuso e exploração sexual infantil.

De forma ilustrativa, o vídeo busca despertar a atenção e a conscientização de pessoas adultas, encorajando a denúncia e a proteção de crianças e adolescentes. 

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, reforça a importância da informação e da sensibilização acerca do tema e explica sobre o vídeo: “Com indagações provocativas de situações cotidianas e uma narrativa didática, a Corregedoria espera que o vídeo possa ser um alerta e também um meio informativo a ser compartilhado em aplicativos de mensagens e redes sociais para atingir a diferentes públicos”.

O conteúdo do vídeo foi elaborado pela equipe técnica de psicólogos, assistentes sociais e comissários de infância do Serviço de Apoio ao Núcleo de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (SEADE/DIATI/DGAPO/CGJ). A produção é da Assessoria de Comunicação Institucional (ASCOM/CGJ) e a edição do Departamento de Segurança Eletrônica e de Telecomunicações (DETEL).

                                                                                                                     

                                                                                                      Assista ao vídeo 

                                                                                

 

Cartilha Infância Protegida

Com orientações para proteção dos direitos de crianças e adolescentes, o material informativo reúne todos os canais para denúncia contra a violência infantil. 

A cartilha Infância Protegida explica o que é o abuso e a exploração sexual, além do tráfico de crianças e adolescentes. Pontua os sinais de alerta sobre alterações no comportamento da criança e do adolescente e como estabelecer uma relação de confiança entre pais, responsáveis e a criança.

Informa também sobre o “semáforo do toque”, uma forma didática de explicar, especialmente para as crianças pequenas, que deve ser imediatamente sinalizado para um adulto de sua confiança se determinadas partes do seu corpo forem tocadas. 

Acesse em: Cartilha_infancia_protegida.pdf (tjrj.jus.br)

 

Workshop

No dia 27 de maio será realizado o workshop “A atuação da Corregedoria no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”.

Saiba mais