Autofit Section
CGJ distribui cartilhas no Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/05/2023 11:31

Nesta quinta-feira (18/5), Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro distribuirá 3.000 cartilhas “Vamos nos proteger!” nos 41 polos do Núcleo de Depoimento Especial da Criança e do Adolescente (Nudeca) em todo o estado. O objetivo da iniciativa é dar visibilidade ao tema e promover um trabalho preventivo por meio do material voltado para a autoproteção das crianças. 

 

A cartilha foi elaborada por um grupo de entrevistadoras convidadas pelo Serviço de Apoio ao Núcleo de Depoimento Especial da Criança e Adolescente com textos e ilustrações lúdicas para que as crianças entre seis e 11 anos sejam capazes de identificar situações de abuso sexual e romper o “pacto de silêncio” muitas vezes imposto pelos agressores e possam revelar as situações a um adulto de sua confiança.

 

A data de 18 de maio foi instituída no ano 2000 pela Lei 9.970 em memória da criança Araceli Cabrera Sánchez Crespo, estuprada e morta no Estado do Espírito Santo, em 1973, quando tinha apenas 8 anos de idade. 

 

Hoje, a CGJ conta com 41 polos do Nudeca em atividade em todo o Estado do Rio de Janeiro e uma equipe com cerca de 150 assistentes sociais, psicólogos e comissários de infância capacitados para atuação nas audiências em que crianças e adolescentes são chamadas a depor, realizando, além da entrevista, o atendimento humanizado e os encaminhamentos para a rede local.

 

Clique aqui para ler a cartilha “Vamos nos proteger!”.