CGJ promove segundo dia de ação na Semana Nacional do Registro Civil - Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Notícias
- Notícia
- CGJ promove segundo dia de ação na Semana Nacional do Registro Civil
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio visitou, na manhã desta quarta-feira (10/5), o segundo dia da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!. Acompanhado do juiz auxiliar da CGJ Sandro Pitthan Espíndola, o corregedor visitou os estandes e conversou com voluntários. Nos dois primeiros dias da ação foram feitos 7.256 atendimentos, sendo 647 no estande da Arpen, responsável pela emissão de Certidão de Nascimento, Óbitos e Casamento. A Receita Federal atendeu 212 pessoas, já o Banho do Juca Solidário recebeu 345 pessoas. O Cartório da Justiça Itinerante do TJRJ prestou 28 atendimentos; a DPRJ, 93; a Justiça Federal, seis; a Justiça Eleitoral, 139; Cejusc TJRJ, 17; a VEP/TJRJ, 30; o Detran-RJ, 257; o Exército, 160; INSS, 74; Secretaria de Saúde – Consultório na Rua, 509; Secretaria Estadual de Educação, 79; Inclusão Produtiva (SMAS), 45; Cad. Único, 193; Centro Pop, 137; LGBTQIAPN+, 14; Faetec, 480; e Pastoral do Menor, 91. O Café do Heli serviu 2.700 cafés da manhã e a Cozinha Solidária serviu 1.000 almoços.
Jaime Eduardo Ribeiro comemorou a segunda via da Certidão de Nascimento. “É voltar a ser cidadão de novo. Muito obrigado por essa ação social”, disse.
No estande do Detran-RJ, onde foram feitos 257 atendimentos, o jovem Diego Vile foi buscar a segunda via da Carteira de Identidade e saiu festejando. “Agora vou procurar emprego”, comemorou.
A Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, no Estado do Rio de Janeiro, vai até amanhã (11/5), na Praça do Expedicionário, no Beco da Música, ao lado do Fórum Central.
De iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça, a campanha, por meio da mobilização dos Tribunais de Justiça do país e dos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, tem o objetivo de erradicar o sub-registro civil de nascimento e ampliar o acesso à documentação civil básica a todos os brasileiros. Nesta quinta-feira (11/5), o corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, fará um balanço dos resultados durante a ação realizada pela CGJ do Estado do Rio de Janeiro, ao lado do Fórum Central.
O corregedor Marcus Henrique Basílio no segundo dia da campanha da CGJ no Rio.
Fotos: Luiz Claudio de Almeida da Silva/CGJ