Autofit Section
Serventias se destacam com redução do acervo geral e da taxa de congestionamento
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 21/11/2022 14:37

A Corregedoria Geral da Justiça implementou o projeto "Gestão por Relatórios", com o objetivo de multiplicar informações e conceitos sobre indicadores e metas do CNJ, que fazem parte da engrenagem judicial, com o objetivo de fomentar a aplicação de metodologia otimizada para realização das atividades cartorárias e integração cartório/gabinete. 

O programa foi iniciado com a apresentação de vídeo com mensagem do corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, ressaltando a importância da gestão cartorária, seguido de apresentação do juiz auxiliar da CGJ, Luiz Eduardo de Castro Neves, e da diretora da DIGES/DGFAJ, Carla Marques, e contou com a participação da diretora-geral da DGFAJ, Simone Cruz.

Durante seis meses, a Divisão de Apoio à Gestão Cartorária – DIGES/DGFAJ prestou auxílio às serventias, permitindo a orientação e organização dos trabalhos, o que resultou na melhora expressiva dos números.  

 

Resultados 

Após a implementação do projeto, a CGJ identificou, no período de abril a julho/22, a redução do acervo geral dessas serventias, na média, em 10,25% (em termos absolutos, redução de 295.499 (duzentos e noventa e cinco mil, quatrocentos e noventa e nove) processos) e da taxa de congestionamento em 1,20%. 

“O que é positivo, pois demonstra o interesse da maioria das serventias em entender e adotar a metodologia de gestão por relatórios”, considera a DGFAJ. 

Ranking 

Diante dos resultados alcançados, destacaram-se as unidades abaixo. 

 

Serventias com maiores reduções no percentual do acervo e que, também, reduziram a taxa de congestionamento: 

1º lugar - Núcleo da Dívida Ativa de Guapimirim (-64,86%); 

2º lugar - Núcleo da Dívida Ativa de Sapucaia (-54,85%); 

3º lugar - Juizado Especial Cível de Três Rios, Areal e Levy Gasparian  (-54,53%). 

 

Serventias com maiores reduções no percentual da taxa de congestionamento (conhecimento) e que, também, reduziram o acervo: 

1º lugar – 11º Vara de Família da Capital (-76,88%); 

2º lugar - Juizado Especial Cível de Três Rios, Areal e Levy Gasparian (-31,33%); 

3º lugar - Núcleo da Dívida Ativa de Guapimirim (-25,00%). 

 

A Corregedoria Geral da Justiça parabeniza as serventias e equipes pelos empenho e dedicação no alcance dos resultados.