Autofit Section
TJRJ realiza solenidade de diplomação dos novos juízes leigos
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 16/11/2022 20:37

Na manhã desta quarta-feira, 16/11, 300 novos juízes leigos, aprovados no III Concurso para Juiz Leigo do Estado do Rio de Janeiro, foram recepcionados por desembargadores da Administração do TJRJ e juízes.

A cerimônia de boas-vindas e diplomação dos aprovados no concurso foi realizada no auditório Antonio Carlos Amorim e contou com a presença do presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira; do corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; da presidente da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais (Cojes), desembargadora Maria Helena Pinto Machado; do desembargador Cherubin Helcias Schwartz; e dos juízes Valéria Pachá, Paulo Feijó e José Guilherme Vasi Werner. 

 

A desembargadora Maria Helena Pinto Machado, presidente da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais (Cojes), recordou todo o processo e os encontros que culminaram com a cerimônia de boas-vindas. A magistrada disse que as vocações vão sendo aperfeiçoadas ao longo do trajeto e desejou sucesso aos novos integrantes do TJRJ. 

"Durante os nossos cursos sempre destacamos a importância dos juízes leigos para o bom funcionamento dos Juizados Especiais, para que possamos melhorar nossa missão, que é a boa prestação jurisdicional. Espero que todos sejam muito bem-sucedidos e felizes nessa função", disse. 

A primeira colocada do concurso, Caroline Rezende, comentou a expectativa de atuação como juíza leiga, no auxílio da Justiça com a realização de audiências de conciliação e na elaboração de projetos de sentença. “Espero exercer a minha função de juíza leiga promovendo a função de acesso à Justiça para àqueles que a procuram”.

 

Na foto 1 , a diplomação da 1ª colocada no III Concurso para Juiz Leigo do Estado do Rio de Janeiro, Caroline Rezende, com os desembargadores Ricardo Cardozo, Henrique Figueira e Maria Helena Pinto Machado

Na foto 2, a composição da mesa (da esquerda para direita): desembargador Cherubin Schwartz; juíza Valéria Pachá; corregedor Ricardo Cardozo; presidente do TJRJ Henrique Figueira; presidente da Cojes, des. Maria Helena Machado; juiz José Guilherme Vasi Werner e juiz Paulo Feijó