Autofit Section

Projeto "Quero uma Família"

O projeto, desenvolvido pelo Ministério Público, conta com a parceria da DIATI para gerenciar o encaminhamento de informações relacionadas às crianças e adolescentes acolhidos. O projeto se volta essencialmente à busca de famílias para as crianças e adolescentes que se encontram em condições de serem adotados (orfandade, pais desconhecidos, destituição do poder familiar transitada em julgado ou decisão liminar determinando a colocação em família substituta) e que não tenham encontrado habilitados interessados em sua adoção, após consulta ao Cadastro Nacional de Adoção (CNA).

A DIATI possui um papel indispensável quando, responsável pelo encaminhamento das solicitações do Ministério Público às diversas Varas de Infância, promove a possibilidade de encontros entre as crianças e adolescentes e interessados em adotá-los.

Para viabilizar o acompanhamento de todos os casos de crianças e adolescentes em acolhimento, zelamos pela efetividade dos direitos de cada um deles, através da adoção das medidas necessárias para assegurar retorno ao convívio familiar, ou, excepcionalmente, colocação em família substituta.

O sistema "Quero uma Família" contém informações básicas dessas crianças e adolescentes e é acessível aos habilitados, mediante cadastramento e fornecimento de senha. Não pretende-se apenas buscar um filho para aqueles que pretendem adotar, mas, principalmente, buscar uma família para a criança ou adolescente que não a possui e a deseja.