Autofit Section
Evento on-line celebra Dia do Comissário de Justiça com debate e reflexão sobre práticas da profissão
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 24/05/2022 16:39

Na tarde desta segunda-feira (23/05), aconteceu o webinar em comemoração ao Dia do Comissário de Justiça da Infância, da Juventude e do Idoso, celebrado na data 20 de maio.

O encontro on-line foi promovido pela Divisão de Apoio Técnico Interdisciplinar (DIATI/DGAPO/CGJ). Os debates pontuaram o trabalho destes profissionais com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. 

A chefe do Serviço de Apoio aos Comissários de Justiça da CGJ (SECJI), Monica Zouein, abriu a palestra: “É um evento de capacitação, de reflexão e troca de experiência. Que os temas abordados possam contribuir no trabalho tão desafiador, que é o cuidado das crianças e adolescentes”.   

O evento on-line contou com a presença da juíza auxiliar da CGJ, Fernanda Xavier de Brito, que destacou a importância do trabalho conjunto do comissário de Justiça e da Corregedoria: “Compete à Corregedoria dar o suporte aos comissários, para que com a prestação jurisdicional, possamos dar a criança ou ao adolescente um melhor caminho”. 

A diretora da Divisão De Apoio Técnico Interdisciplinar (DIATI), Sandra Levy, também esteve presente e enalteceu o relevante trabalho dos comissários de Justiça ”pela permanente articulação com toda a rede de proteção em prol das crianças e adolescentes”. 

Entre outros participantes estavam as palestrantes Katia Santos, da Coordenação de Atenção Psicossocial da Secretaria Estadual de Saúde, que abordou o tema “O cuidado em rede para adolescentes em uso prejudicial de álcool e outras drogas e suas famílias”;  Ana Lidia Buarque de Oliveira Vogas, comissária de Justiça de Santa Maria Madalena, que palestrou sobre “A experiência de uma comissária com o depoimento especial”;  e Cristiane de Castro Melo, assistente social da Vara da Infância e da Juventude da Capital, que finalizou com a temática “Justiça Restaurativa na socioeducação: um convite a novos olhares e práticas”.