Autofit Section
Webinar debate o exercício profissional do assistente social no contexto de pandemia
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 31/05/2021 13:04

O Serviço de Apoio aos Assistentes Sociais – SEASOda Corregedoria Geral da Justiça promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 26 de maio, a palestra online "Exercício profissional do assistente social no sócio jurídico no contexto de pandemia". O webinar compõe a agenda de eventos comemorativos ao Dia do/a Assistente Social, celebrado em 15 de maio. 

A mesa de abertura foi composta pelo juiz auxiliar da CGJ, Ricardo Lafayette Campos; pela diretora da Diretoria Geral de Apoio a CGJ – DGAPO, Rafaella Sapha Acioli Soares; e pela chefe do Serviço de Apoio aos Assistentes Sociais – SEASO, Luciene da Rocha.

O webinar foi conduzido pelas palestrantes, a professora da UERJ e doutora em Serviço Social, Valeria Lucília Forti; e pela assistente social, especialista em Serviço Social, Direitos Sociais e Competências Profissionais na UNB, Eliana Beserra da Silva, representante da coordenação do Fórum de Serviço Social e Sistema de Justiça.

O juiz Ricardo Lafayette e a diretora da DGAPO Rafaella Soares parabenizaram os assistentes sociais pela passagem do dia comemorativo e pela importante entrega que realizam à prestação jurisdicional. A professora doutora Valeria Forti abordou o acirramento das desigualdades sociais e a importância dos profissionais revisitarem os princípios do Código de Ética Profissional do Serviço Social na construção de respostas às demandas que lhes são apresentadas, como por exemplo a  "ampliação e consolidação da cidadania, considerada ta​refa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras" e a "defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida".

Forti contextualizou a atuação dos assistentes sociais frente ao quadro da grave crise sanitária, provocada pela pandemia do coronavírus trazendo reflexões para a categoria profissional repensar nos seus processos de trabalho avaliando o que é possível e o que não é possível realizar nesse momento, tendo como meta a manutenção do compromisso com a população atendida.

A assistente social Eliana Beserra contribuiu para o debate expondo sobre as alterações nos processos de trabalho do assistente social durante a pandemia, ressaltando questões do cotidiano profissional que impactam diretamente nas ações desempenhadas. Citou ainda a necessidade de os profissionais avaliarem o contexto no qual estão inseridos os jurisdicionados, no que se refere ao atendimento remoto, como os recursos para uso de celular, notebook, internet, questões de sigilo no atendimento. E ressaltou as condições de trabalho em homeoffice, sobretudo para as mulheres que acumulam atuações com a atividade doméstica. 

O webinar ao debater o exercício profissional nesse contexto de pandemia, proporcionou importantes reflexões para todos os participantes.