Autofit Section
Corregedoria promove reunião virtual com PMERJ, PCERJ, SEAP e com representantes das penitenciárias com audiências marcadas nesta semana
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 11/05/2020 12:47

 

Foi realizada, na manhã desta segunda-feira (11/05), uma nova simulação de audiência virtual, comandada pela equipe da Corregedoria Geral da Justiça. Dessa vez, a reunião contou também com a presença do diretores das Penitenciárias Jonas Lopes e Jorge Santana e dos Presídios Evaristo de Moraes e João Carlos da Silva — unidades com audiências de réus presos marcadas para esta semana pela 1ª Vara Criminal de Niterói. 

A simulação se deu conforme o esperado, inclusive de dentro das unidades prisionais. Também participaram da simulação representantes do 12º Batalhão de Polícia Militar de Niterói, onde estão lotadas algumas testemunhas policiais que serão ouvidas.

Todas as instituições se mostraram cooperativas e interessadas na plataforma Cisco Webex, que, no momento, é a única forma de manter o prosseguimento dos processos criminais de réus presos e de menores infratores. As audiências virtuais são ainda mais importantes quando levado em conta que, apenas na Capital, mais de 107 adolescentes infratores privados provisoriamente de liberdade foram soltos em razão da expiração do prazo para conclusão dos processos, além do aumento considerável de Habeas Corpus impetrados em 2ª Instância durante a quarentena. 

A ferramento Cisco Webex poderá ser útil também no futuro, mesmo em momentos sem isolamento social, em casos de oitivas de réus de altíssima periculosidade ou de testemunhas lotadas em comarcas distantes, por exemplo. 

Participaram da simulação a juíza auxiliar da Corregedoria Daniela Barbosa Assumpção de Souza e a equipe do Departamento de Suporte Operacional da Corregedoria, liderada pelo diretor Antônio Ligiero, responsáveis pela elaboração do Manual da plataforma Cisco Webex.

Também participaram a juíza em exercício da 1ª Vara Criminal de Niterói Juliana Bessa, o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, coronel Sylvio Guerra e o chefe da P1, Major Neves.

Estiveram presentes ainda o subsecretário da Administração Penitenciária do Estado (SEAP), coronel Ari Jorge, o subchefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Fábio Barucke, e o responsável pelo setor de Tecnologia da Informação da Polícia Civil, delegado Eduardo Freitas.

Ao fim da reunião, o Corregedor-Geral, desembargador Bernardo Garcez agradeceu o empenho de todos os órgãos na manutenção da prestação jurisdicional eficiente, mesmo em momento de pandemia.