Autofit Section
Com supervisão da Corregedoria, cerca de 100 mil processos físicos já foram transformados em eletrônicos
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 11/05/2020 13:00

 

O trabalho de digitalização e indexação realizado pela Corregedoria Geral da Justiça já resultou na transformação de cerca de 100 mil autos de físicos para eletrônico.  Essa é uma das prioridades da gestão do Corregedor-Geral, desembargador Bernardo Garcez, no intuito de possibilitar a implementação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em todas as varas do Estado.

Os processos eletrônicos são ainda mais necessários diante do cenário de pandemia do COVID-19, visto que apenas esses podem ser regularmente examinados, mesmo à distância. O PJe proporciona ainda maior celeridade no andamento processual, segurança com uso da assinatura digital, bem como economia de recursos, principalmente de folhas de papel.

O processo de digitalização e indexação, iniciado ainda no início desta gestão, contou com o auxílio de diversos profissionais designados especificamente para tal tarefa, como é o caso dos Grupos de Auxílio Programado Cartorário (GEAP-C), servidores da Corregedoria, além de estagiários cedidos pelo presidente do Tribunal, desembargador Claudio de Mello Tavares.

Em março deste ano, foi inaugurada também a Central de Digitalização e Indexação no Fórum Regional da Barra da Tijuca, que atende as demandas do 13º Núcleo Regional (NUR). A atividade dessa unidade se dará sem prejuízo ao trabalho de indexação desenvolvido pela Corregedoria.