Autofit Section
Núcleo de Depoimento Especial promoverá Estudo de Caso na Semana da Justiça pela Paz em Casa
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 21/11/2019 19:44

 

Os integrantes do Serviço de Apoio ao Núcleo de Depoimento Especial da Criança e Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência (SEADE) da CGJ-RJ participarão da 15º Edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, com a realização de um Estudo de Caso sobre um adolescente vítima de violência. O evento acontecerá no dia 27 de novembro, de 14h às 16h, na Sala de Reuniões da DIATI (Av. Erasmo Braga, 115 – Lâmina I, Sala 806). 

O Estudo de Caso terá como público-alvo entrevistadores do Núcleo de Depoimento Especial  (Nudeca) e profissionais da rede de atendimento. Na ocasião, será analisado um caso real tratado pelo Nudeca, em que foi detectada situação de risco, em que o adolescente não frequentava a escola e, por isso, houve encaminhamento ao Conselho Tutelar. 

O caso será analisado pela equipe que atendeu à família, visando verificar a efetividade do atendimento ou eventual necessidade de outras ações para proteção integral da vítima/testemunha. Durante o estudo, todos os dados serão preservados através de nomes fictícios e pequenas alterações nos fatos, visando resguardar a vítima. 

O evento faz parte do cronograma da Semana da Justiça pela Paz em Casa, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com os Tribunais de Justiça. O principal intuito é ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006) e agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero. Esta edição acontecerá entre 25 a 29 de novembro.