Autofit Section
Corregedoria inicia projeto de apoio cartorário em varas fiscalizadas
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 14/11/2019 14:28

A Corregedoria Geral da Justiça iniciou, no início de setembro, atividades de apoio à gestão cartorária, que têm como finalidade melhorar o desempenho das unidades, considerando as características próprias de cada competência. 

Atualmente, seis juízos recebem visitas periódicas da equipe, que trabalha com metodologia específica para aprimorar o processamento. Os principais objetivos do projeto são: redução de acervo, processos paralisados e petições pendentes, além do aumento do número de sentenças. 

O apoio é direcionado aos juízos que solicitam ou aceitam o convite para participar do projeto e que apresentam necessidades de melhoria. O desempenho das varas é identificado por meio de indicadores de produtividade ou pela análise dos Relatórios de Inspeção — quando houver quantidade expressiva de pendências a tratar.

Nesse caso, as metas fixadas na inspeção são desdobradas em planos de trabalho que auxiliam o cartório a cumprir os objetivos definidos na fiscalização no prazo fixado, que, geralmente, é de 90 dias. O assessoramento também ajuda a serventia a manter o ritmo de trabalho constante para que os índices não caiam novamente.

O auxílio é dado por equipe da Diretoria Geral de Fiscalização e Assessoramento Judicial (DGFAJ). Os funcionários visitam o serviço cartorário a cada 3 semanas, em média, para auxiliar os chefes de serventia e seus substitutos na gestão por meio de relatórios. Também são dadas instruções aos servidores do gabinete do juiz.

A metodologia do trabalho abrange explicação teórica sobre os indicadores, instrução sobre acesso aos relatórios no sistema DCP e orientação para tratamento dos processos que o cartório tem problemas.

Nos encontros, a equipe define metas, juntamente com os servidores do cartório, a serem cumpridas no período entre uma visita e outra. Nesse ínterim, é feito o monitoramento remoto dos indicadores do juízo.