Autofit Section
Serventias judiciais recebem apoio da Corregedoria antes, durante e depois dos plantões
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 22/09/2022 13:56

A Corregedoria Geral da Justiça, buscando aperfeiçoar a prestação jurisdicional mesmo após o encerramento do expediente forense, adotou, por meio da Diretoria-Geral de Apoio à Corregedoria (DGAPO), rotinas visando o esclarecimento das dúvidas mais frequentes dos juízos designados para realização dos plantões de finais de semana e feriados.

Semanalmente, dois e-mails são enviados às serventias convocadas da Capital e do Interior prestando orientações sobre a modalidade de trabalho, sistemas a serem utilizados, procedimentos típicos do plantão, bem como diretrizes para a finalização dos plantões.

Ainda após o final de semana, o Serviço de Administração do Plantão Judiciário da Capital (SEPJU) permanece acompanhando os desfechos dos plantões e, assim, atuando tempestivamente, quando necessário.

No último biênio outros canais foram criados, como a seção do Plantão Judiciário no sítio eletrônico da Corregedoria (/web/cgj/plantao-judiciario), facilitando a Magistrados e servidores a localização de informações.

No site podem ser acessadas quatro cartilhas contemplando os procedimentos aplicados aos plantões no 1º e 2º graus de jurisdição, roteiro de utilização do sistema SIIAD, escala de plantonistas, estatísticas, entre outras informações.

“O que observamos é que havia um grande desconhecimento sobre os plantões do Judiciário e que, com as novas ferramentas desenvolvidas, os servidores dos cartórios se apresentam muito mais seguros para realização dos plantões”, destaca a Diretora-Geral da DGAPO, Rafaella Sapha Acioli Soares.