Autofit Section
Canal de Escuta Servidoras Protegidas da Corregedoria é destaque na exposição de 270 anos do TJRJ
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 20/09/2022 15:06
A ferramenta busca ser uma rede protetiva ao trabalho da mulher

Na tarde desta terça-feira (20/09), foi inaugurada a exposição “Tribunais do Rio de Janeiro – 270 anos”, no Museu da Justiça do Poder Judiciário Fluminense, que retrata os órgãos que compunham a administração da Justiça desde o início da colonização, com destaque para os diferentes tribunais que desempenharam a jurisdição no território que corresponde ao atual Estado do Rio de Janeiro e sua interação com a história social brasileira.  

O objetivo da exposição é evidenciar o papel do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro não só como órgão de pacificação social, enquanto solucionador de conflitos, mas também sua atuação como promotor de cultura e cidadania, mediante a preservação e difusão do patrimônio histórico e da memória institucional. 

O Canal de Escuta Servidores Protegidas, da Corregedoria Geral da Justiça, teve destaque na exposição no painel “TJRJ conectado à Sociedade”. A plataforma tem por finalidade ser um meio de acesso a uma rede protetiva ao trabalho da mulher (e daqueles que se identifiquem com o gênero), de modo a promover acolhimento, escuta atenta e confiável e os meios de resolução dos conflitos decorrentes de assédio. 

A ferramenta foi instituída pelo Provimento CGJ nº10/2021, no Diário da Justiça Eletrônico, e atende à recomendação do Conselho Nacional de Justiça, disposta na Resolução nº 351 de 28 de outubro de 2020.  

O canal foi idealizado pela Diretoria Geral de Planejamento e Administração de Pessoal da Corregedoria – DGAPE com o objetivo de prevenir e combater atitudes que favoreçam o assédio ou o desrespeito aos valores profissionais mulheres do serviço público judiciário.