Autofit Section

 

A direção certa na gestão cartorária

 

Para que possa exercer sua atividade fiscalizatória, a Corregedoria Geral de Justiça precisa analisar o desempenho das serventias, entender suas características, compará-las com outras de seus grupos de atribuição e, sempre que possível, orientá-las para que possam melhorar seus indicadores e, consequentemente, a prestação jurisdicional.

A percepção de que análises realizadas pela CGJ e a metodologia das fiscalizações devem ser disponibilizadas, de forma clara e transparente, para as serventias, e que as orientações dadas pela CGJ para as serventias devem ser difundidas de forma mais eficaz para todos, fez nascer o Projeto Bússola

O Projeto Bússola tem por finalidade compartilhar com as serventias os números disponibilizados pelo Tribunal de Justiça, as análises feitas pela CGJ que norteiam as fiscalizações, além de incutir nos gestores a importância do exame dos indicadores da serventia e da utilização de planos de ação com objetivo de atender à demanda crescente de trabalho e de melhorar a prestação jurisdicional. 

Dentro do mesmo escopo, o Projeto Lupa realizará diagnóstico mais acurado de cada vara, com exame de impacto de medidas tomadas, identificação dos maiores demandantes, das causas mais comuns, etc. Na medida em que essas e outras análises forem feitas pela Corregedoria Geral da Justiça, elas serão inseridas no Projeto e contribuirão para a tomada de decisões e ajustes de rumos.  

Como instrumento de gestão, o próprio Projeto Bússola também estará atento a melhoramentos e adequações, sempre com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da administração das unidades e melhoria dos números do Tribunal de Justiça. A permanente análise de estatísticas e indicadores feita pela Corregedoria Geral da Justiça e a interação com as serventias identificarão novas necessidades e caminhos na indispensável e permanente busca da direção certa na gestão cartorária. Vamos juntos!