Autofit Section
Museu da Justiça promove roda de conversa sobre refugiadas no Brasil
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 28/06/2022 20:00

No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Refugiado, o Museu da Justiça promove, na próxima quinta-feira (30/6), o encontro “Mulheres em situação de refúgio” que irá debater o tema que é realidade de milhões de pessoas ao redor do mundo: deixar tudo para trás e tentar a vida em outro país. Na ocasião, o público poderá assistir à exibição do documentário “Adelante - a realidade de mulheres em busca de condições de vida" e participar de uma roda de conversa com a diretora Luiza Trindade e convidadas.

“Adelante” tem cerca de trinta minutos e aborda a realidade das mulheres refugiadas da Venezuela. Para compor a mesa de debates, Luiza trará as convidadas Renata Izaal, jornalista e mestre em Estudos Pós-Coloniais pela Universidade de Londres, que escreve sobre Gênero e Cultura no jornal O Globo; Luciana Queiroz, jornalista, fotógrafa, mestra em Estudos Internacionais e assessora de comunicação do PARES Cáritas RJ, instituição que atua há 45 anos no acolhimento, integração e proteção de pessoas refugiadas no Rio de Janeiro e Nairobi Martinez, venezuelana que fez parte das mulheres entrevistadas no documentário e buscou abrigo na Cáritas. O desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Wagner Cinelli, autor do livro “Sobre Ela” e estudioso do tema, também participará do evento. 

O Dia Mundial do Refugiado é celebrado em 20 de junho, data designada pelas Nações Unidas para homenagear a resiliência, os saberes e a determinação das pessoas refugiadas em todo o mundo que contribuem de diversas formas para as sociedades que as acolhem. Trata-se de uma ocasião para promover a empatia e um maior entendimento sobre a situação das pessoas refugiadas, reconhecendo seus esforços para reconstruir suas vidas com dignidade.

A Agência da ONU para Refugiados, Acnur, destaca que o número de pessoas aumentou a cada ano na última década e está no nível mais alto desde o início dos registros. Segundo a agência, os deslocados por guerra, violência, perseguição e abusos de direitos humanos somam mais de 89,3 milhões.

Para saber como participar dos eventos, acesse o site do Museu da Justiça: http://ccmj.tjrj.jus.br/

SERVIÇO
30 de junho, quinta-feira, 17h30
Museu da Justiça
Rua Dom Manuel, 29, térreo, Sala Multiuso - Centro, Rio de Janeiro/RJ
60 lugares, sujeito a lotação
Entrada franca
Senhas distribuídas 30 minutos antes
Classificação indicativa: 14 anos