Autofit Section
Presidente do Tribunal de Justiça é homenageado com título de Cidadão Duquecaxiense
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 18/10/2019 19:34

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Claudio de Mello Tavares, recebeu, na tarde desta sexta-feira (18/10), o título de Cidadão Duquecaxiense, oferecido pela Câmara Municipal daquele município. A solenidade foi realizada no Conselho Regional de Contabilidade, no Centro do Rio, como parte da abertura do Seminário Estadual de Direito Contábil.

- Acredito que uma comenda tenha importância quando agracia personalidades que decididamente contribuíram para o bem da comunidade. Como chefe de Poder, eu gostaria de agradecer, e de dividir com toda a magistratura de nosso estado, esse título de Cidadão de Duque de Caxias, que é uma honra muito grande. De alguma forma estamos conseguindo ajudar o município de Duque de Caxias – disse o desembargador.

O presidente do TJRJ destacou o convênio assinado, até agora, entre o Tribunal de Justiça e 25 prefeituras para possibilitar maior celeridade na arrecadação de débitos da dívida ativa. Duque de Caxias está entre os municípios que já estão colhendo os resultados dessa parceria. O objetivo é que a medida se estenda aos 92 municípios fluminenses e também ao estado, que já assinou também o convênio.

- Nós temos 190 mil execuções fiscais em Duque de Caxias. O tempo médio de tramitação desses processos era de nove anos. Somente para a citação do devedor, se levava, aproximadamente, cinco anos. Atualmente, com a parceria, conseguimos reduzir esse tempo para 20 dias. Nós descobrimos que esses devedores, em sua maioria, são grandes empresas e não cidadãos comuns. Os mais carentes costumam pagar seus impostos em dia. Através dessa parceria, a arrecadação de dívida ativa em Duque de Caxias atingiu R$ 784.470,83 no período entre janeiro e julho deste ano. Um aumento de 156% em relação ao mesmo período do ano passado (R$ 306.417,98) – informou o desembargador Claudio de Mello Tavares.

O presidente do Tribunal de Justiça destacou ainda a presença do perito e professor Ril Moura, que se emocionou ao ouvir as palavras do desembargador:

- O Dr. Ril Moura prestou relevantes serviços à 11ª Câmara Cível, quando precisamos nomear um perito judicial. Ele faz um trabalho muito bem elaborado, é um estudioso, tem vários livros publicados e é um ser humano exemplar.

Coube ao vereador Nivan Almeida, de Duque de Caxias, entregar os títulos de Cidadão Duquecaxiense ao presidente do TJRJ e ao presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira. O presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Waldir Jorge Ladeira dos Santos, foi agraciado com a Ordem do Mérito Contábil. Também participaram da mesa a vice-presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio, o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região André Ricardo Cruz Fontes, e o presidente da Comissão de Direito Contábil da OAB/RJ, Márcio Benedito da Silva.

MG/SD

Galeria de Imagens