Autofit Section
Crianças se encantam com as instalações do Tribunal da Justiça
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/04/2019 16:25

Gustavo e Miguel, de 7 e 9 anos, respectivamente, entraram no Salão Nobre do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), nesta quarta-feira (17/4), com curiosidade à altura do espaço. Admirados com a grandiosidade do salão, sequer conseguiam piscar os olhos. Eles foram mantidos bem abertos para impedir que qualquer detalhe, por menor que fosse, escapasse. Moradores de Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade, eles afirmaram que o passeio não será esquecido.

- A viagem até aqui é longa, mas está valendo a pena. É muito bonito e muito grande – disse Gustavo, com aprovação de Miguel.

Quando souberam que o passeio, que faz parte da atividade "Um dia com o presidente", do Projeto Lutando por Vidas, continuaria pelo Museu da Justiça, Gustavo e Miguel se olharam e sorriram. Os dois nunca foram a um museu e estavam empolgados com a oportunidade. Antes de seguirem com as outras 21 crianças para o local, ficaram grudados à janela vendo a movimentação no Aeroporto Santos Dumont, que fica próximo ao TJRJ.

 

 

- Não sabia que o aeroporto era aqui tão pertinho. Eu já viajei uma vez, mas deve ser legal viajar com o presidente - disse Gustavo, referindo-se ao anfitrião do encontro, o presidente do TJRJ, desembargador Claudio de Mello Tavares.

Feliz por receber as crianças, o desembargador elogiou o projeto. Para ele, a iniciativa difunde valores como educação, superação e respeito. Ele desejou sucesso ao Projeto Lutando por Vidas e fez um pedido às crianças:

- Pensem positivo. Vocês são capazes, são talentosos e, com muita determinação, podem alcançar os seus sonhos. O tempo passa rápido, então, precisamos aproveitar as chances para fazermos o melhor de nós, ajudar o próximo e deixar um legado.

Ao destacar a importância da educação como fator de mudança pessoal e social, o presidente ressaltou:

- Sejam bons filhos, ouçam seus pais, que são seus conselheiros e amigos, com os melhores ensinamentos e exemplos. E se dediquem aos estudos. Aproveitem as oportunidades e tenham forças para superar os desafios. A educação pode dar a vocês dignidade e independência.

À frente do projeto, Jorge Turco agradeceu a acolhida simpática e atenciosa do presidente do Tribunal e contou que iniciou o projeto em 2003 visando valorizar a vida e dar esperança às crianças, destacando a importância do respeito, das amizades e da obediência:

- Essas crianças são a nossa força e o futuro do estado. A gente tenta passar bons valores para elas e visitas como a de hoje são fundamentais para que conheçam as instituições e tenham bons exemplos – afirmou.

 Ao final do encontro, que contou também com a presença do juiz auxiliar da presidência, Marcello Rubioli, as crianças presentearam o presidente do TJRJ com um barco com detalhes nas cores do Fluminense, seu time do coração, seu retrato pintado e uma luminária. Os três objetos foram feitos por integrantes do Arte em Liberdade, um dos segmentos do Lutando por Vidas. Em troca, o presidente, que é devoto de Nossa Senhora Aparecida, deu terços para as crianças e para outros membros do projeto.

 

JGP/ FB

Foto: Luis Henrique Vicent/TJRJ