Autofit Section
Escola de Mediação debate Justiça Restaurativa no Fórum Central na próxima sexta-feira (31/3)
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 29/03/2023 18:48

A Escola de Mediação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) irá debater na próxima sexta-feira (31/03) os desafios e as propostas da Justiça Restaurativa na palestra "Justiça Restaurativa em tempos estranhos". O evento será no 4º andar do Fórum Central, no Auditório Antônio Carlos Amorim, da EMERJ, das 14 às 17 horas. 

O juiz Egberto de Almeida Pinto, titular da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Tribunal de Justiça de São Paulo, e a professora Célia Passos, diretora fundadora da Escola de Mediação Isa-ADRS, farão a palestra. A abertura será realizada pelo desembargador Cesar Cury, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do Tribunal de Justiça do Rio. 

Entre os temas debatidos pelos palestrantes estarão a conduta ética que permeia as práticas restaurativas, as iniciativas que ajudam a promover o diálogo em instituições e ambientes afetados por condutas agressivas e como avançar com a Justiça Restaurativa em momentos de turbulência social. 

A Justiça Restaurativa é um método de solução de conflitos que busca, de maneira cuidadosa, propor encontros entre as partes envolvidas em um caso para chegarem juntas a um consenso e à resolução. Em 2022, o TJRJ inaugurou os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) e a sala do Comitê Gestor de Política da Justiça Restaurativa, localizada na sala 111, corredor B, do Fórum Central.   

As inscrições serão feitas pelo e-mail nupemec.seaju@tjrj.jus.br. Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ) aos serventuários que participarem do evento.

JGP/FS