Autofit Section
Presidente Henrique Carlos de Andrade Figueira é eleito membro efetivo do TRE
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 21/11/2022 18:43

Imagem do Tribunal Pleno durante votação                                                                                                             Votação foi realizada no Tribunal Pleno do TJRJ 

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, foi eleito, nesta segunda-feira (21/11), membro titular do Tribunal Regional Eleitoral, Classe Desembargador, com 107 votos, correspondente a 62,2% do total. O outro candidato à vaga, desembargador Eduardo Gusmão Alves de Brito Neves, recebeu 63 votos e dois eleitores votaram branco/nulo. A eleição, que contou com o voto de 172 desembargadores, foi realizada no Tribunal Pleno do TJRJ.
 
“Sinto hoje a mesma emoção de dois anos atrás, quando fui eleito para a presidência do Tribunal de Justiça. É, mais uma vez, uma responsabilidade imensa representar os nossos colegas no Tribunal Regional Eleitoral. Vou dar todo o meu empenho e dedicação para conseguirmos lograr um bom desempenho naquela Corte”, disse o presidente Henrique Figueira. Ele cumprimentou, ainda, o desembargador Eduardo Gusmão e agradeceu a todos os presentes.
 
Os juízes Daniela Bandeira de Freitas e Gerardo Carnevale Ney da Silva foram eleitos para membros titulares do TRE, Classe Juiz de Direito, com 106 e 85 votos, respectivamente, ambos em segundo escrutínio. Para as vagas de membro substituto Classe Juiz de Direito do Tribunal Regional Eleitoral - RJ foram escolhidos o juiz Bruno Da Rós Bodart da Costa, com 117 votos, e o juiz Marcello Baptista, com 105 votos, os dois em  segundo escrutínio.  


As vagas foram abertas devido ao término dos biênios do desembargador Elton Leme (15 de março de 2023), atual presidente do TRE, e dos juízes Afonso Henrique Barbosa (15 de março de 2023), Alessandra Bilac (27 de abril de 2023), André Cortes Lopes (1º de fevereiro de 2023) e Gerardo Carnevale (27 de abril de 2023). 
 
Os advogados Fernando Marques Cabral Filho, Carlos Eduardo de Campos Machado e Gustavo Rebello Horta foram escolhidos para compor a lista tríplice para o preenchimento de uma vaga de membro titular na Classe Jurista. Para a vaga de membro substituto foram eleitos os advogados Alice do Amaral Peixoto Moreira Franco, Leonardo Oliveira Silveira Santos Martins e Tathiana de Carvalho Costa.
 
SF / JGP

Foto: Brunno Dantas/TJRJ