Autofit Section
TJRJ homenageia oficiais de Justiça com vídeo institucional
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 27/03/2023 01:28

Seja no cumprimento de ordens de despejo, prisão e penhora, seja em casos mais delicados, como a concessão de medidas protetivas, pedidos urgentes de transferência hospitalar ou a busca e apreensão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, a figura dos oficiais de Justiça (OJAs) se faz presente no cotidiano da população. São eles os responsáveis por dar efetividade às decisões judiciais em seu sentido mais prático. 

Neste dia 25 de março, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro reafirma seu compromisso com a valorização do trabalho dos oficiais de Justiça e os parabeniza pela coragem e empenho na missão de dar efetividade à Justiça.

Para homenagear a categoria, o Departamento de Comunicação Interna do TJRJ (DECOI) produziu um vídeo que conta um pouco da rotina de trabalho do OJA. O vídeo apresenta uma simulação da rotina de um oficial de Justiça do TJRJ, representado pela OJA Simone Stephen.

 A oficial de Justiça Simone Stephen aponta que estes servidores atuam como longa manus, isto é, a "mão do juiz" em cada localidade: "o oficial de Justiça é um agente comunicador. É através dele que as decisões vão se materializar". Segundo Stephen, esse processo de comunicação deve ser realizado com empatia, respeitando as particularidades e limitações de cada jurisdicionado: "Muitas vezes, é preciso transformar a linguagem jurídica das decisões em uma linguagem mais acessível ao cidadão".

Em sua rotina de trabalho, muitos são os desafios enfrentados por estes integrantes do Poder Judiciário para o cumprimento dos mandados. "Em algumas ordens, é necessário inclusive o apoio da Polícia Militar. Nos casos de violência contra a mulher, por exemplo, quando há ordem de afastamento do agressor, nós retiramos o agressor da casa da vítima", conta Stephen.

O oficial de Justiça também dá boas notícias.  Na simulação exibida no vídeo institucional, a OJA realiza a entrega de um mandado com a decisão do juiz de autorização de cirurgia médica.

 

Assista ao vídeo e acompanhe essa jornada em tempo real:

 

Departamento de Comunicação Interna