Autofit Section

Justiça do Trabalho gaúcha terá Encontro de Servidores com Deficiência

O TRT da 4ª Região realizará, nos dias 21 e 22 de agosto, o Encontro de Servidores com Deficiência. O objetivo do evento, que acontecerá no auditório Ruy Cirne Lima (Av. Praia de Belas, 432, prédio III, Escola Judicial), é conhecer as singularidades e demandas desse grupo de servidores, além de propiciar a integração entre pessoas com deficiência que atuam na Justiça do Trabalho gaúcha. O público alvo do Encontro, além dos servidores com deficiência, abrange os gestores do Tribunal. Conforme o andamento do preenchimento das vagas, poderão ser convidados também servidores com deficiência de outros tribunais federais, como o TRF4 e o TRE-RS.

A programação do evento contará, como destaque do primeiro dia, com palestra da psicóloga e pedagoga Gisele Oliveira, que atua como consultora organizacional em programas de inclusão de pessoas com deficiência. NO segundo dia, os participantes serão reunidos em espaços temáticos, de acordo com sua deficiência, com o objetivo de discutir demandas relacionadas ao seu ambiente de trabalho. Posteriormente, haverá plenária aberta para apresentação do que foi discutido.

Também no segundo dia, o Sindicato dos Servidores do Judiciário Federal do Rio Grande do Sul (Sintrajufe-RS) apresentará painel sobre as condições de acesso e permanência do servidor com deficiência no Judiciário Federal. O evento será encerrado com o monólogo "Ícaro", peça de teatro do ator Luciano Mallmann, construída a partir de visões diferentes de seis cadeirantes. O próprio ator utiliza cadeira de rodas, devido a acidente sofrido há 13 anos.

Todas as atividades do Encontro contarão com os serviços de áudiodescrição (para cegos) e de interpretação em Libras (para surdos). A áudiodescrição, como o nome sugere,  consiste na descrição, por meio de fones de ouvido, dos cenários e da atuação das pessoas no palco, para que pessoas com deficiência visual possam acompanhar também o conteúdo visual das apresentações. Já a interpretação em Libras é a  tradução para Linguagem Brasileira de Sinais do que está sendo dito, para que pessoas com surdez consigam acompanhar os conteúdos.

 

Veja abaixo a programação completa do evento:

 

21/08/2017 (segunda-feira)
13h - Credenciamento
14h - Boas-Vindas (Administração do TRT4 e Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão)
14h40 - Intervalo
15h40 - Palestra "Olhar Inclusivo" - palestrante: Gisele Oliveira - deficiente visual, psicóloga, pedagoga empresarial, orientadora educacional e instrutora da ABRH. Consultora organizacional para programas de inclusão de pessoas com deficiência.
17h - Encerramento

 

22/08/2017 (terça-feira)
9h30 - Oficinas de debate
11h  - Intervalo para almoço
13h - Painel "Contexto de Trabalho: condições de acesso e permanência do servidor PCD no Judiciário Federal" - Painelistas: Ruy Almeida, servidor do TRT4, membro da CPAI e coordenador da Secretaria de Saúde e Relações de Trabalho do Sintrajufe/RS; e Eduarda Cirolini Buriol, psicóloga (graduada pela FURG) e especialista em Saúde do Trabalhador (UFRGS), integrante da Assessoria de Saúde do Sintrajufe/RS.
14h - Momento do grande grupo: resultado das oficinas de debate
15h - Intervalo
16h - Monólogo "Ícaro" - Peça teatral formada por 6 depoimentos ficcionais de pessoas cadeirantes, construída a partir da visão, experiências e percepções sobre a deficiência do autor e ator Luciano Mallmann, que também se tornou um lesado medular ao sofrer uma queda de acrobacia aérea em tecido, há 13 anos.
17h30 - Encerramento