Autofit Section

RAC - Relatório de Acompanhamento de Custos (Ato Normativo Conjunto TJ/CGJ/Vice-Presidências 1, 2 e 3 nº 07/2006)

O Relatório de Acompanhamento de Custos - RAC é o produto extraído do sistema de gestão de custos adotado pelo Poder Judiciário do Estado do rio de Janeiro, como forma de atender ao disposto no parágrafo 3º do artigo 50 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000), que determina à administração pública manter um sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

O sistema de gestão de custos é responsável pela distribuição e alocação dos recursos utilizados pelas unidades organizacionais, utilizando-se, como regra, a data de liquidação da despesa, contemplando os gastos relativos a custeio e pessoal (fontes 232, 230 e 100).

Com ele, torna-se possível obter uma visão ampla dos custos da atividade judiciária (1ª e 2ª instâncias) e da atividade administrativa (Presidência, Corregedoria-Geral da Justiça, EMERJ e Diretorias-Gerais), o que permite uma avaliação do custo total do Poder Judiciário, traduzindo-se em medida eficaz de conhecimento dos gastos públicos.

Acesso à Base de Dados

Para realizar consultas dinâmicas, é necessário fazer login na página de sistemas da intranet (menu "Serviços", opção "Sistemas") e selecionar o sistema "RAC" na lista suspensa. O acesso é liberado aos agentes de custos e gestores interessados mediante cadastro prévio. Para tanto, entre em contato com a equipe da Assessoria Técnica.

Definições para Projetos Básicos (FRM-DGLOG-005-02)

Orientação para Escolha da Regra de Rateio
Descrição das Regras de Rateio
Classificação de despesa e regra de rateio

Contato

Caso deseje mais informações ou esclarecimentos, entre em contato conosco:

E-mail: dgpcfrac@tjrj.jus.br
Telefones: 3133-7353 / 7352