Autofit Section

Manual de Operacionalização da Coleta Seletiva

A SGLOG participa ativamente do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro desde o primeiro PLS aprovado em 2015, cabendo à Secretaria, entre outras reponsabilidades, o Eixo Temático II - Gestão Adequada de Resíduos. Como fruto deste trabalho iniciamos em maio de 2017 a coleta seletiva de recicláveis nos prédios que compõem o Complexo do Foro Central da Capital e hoje estamos operacionalizando a implantação da coleta seletiva em todos os NUR’s que compõem este Tribunal, sendo que o 5º NUR, com exceção da comarca de Itatiaia, a coleta seletiva já está implantada.

Como resultado deste trabalho, no biênio 2020/2021, aproximadamente 2025,49 m³ resíduos recicláveis deixaram de ser destinados aos aterros sanitários. Já para o biênio de 2022/2023, temos a projeção de que esses valores alcancem 3446,56 m³, com estimativa de aumento percentual de 70%. Tais números refletem a contribuição do TJERJ para o aumento da sua vida útil dos aterros sanitários, para a diminuição da demanda por recursos naturais, na medida em que abastece as indústrias recicladoras para reinserção dos resíduos em suas ou em outras cadeias produtivas, em substituição ao uso de matérias-primas virgem.

Os resíduos recicláveis são destinados as Cooperativas de Catadores que formalizaram termo de compromisso com o PJERJ, realizando a inclusão socioeconômica de catadores. Ao organizar a cadeia produtiva da reciclagem com a inclusão dos catadores de materiais recicláveis, o PJERJ propicia condições de trabalho adequadas, renda digna por seu trabalho e tem-se um exemplo de desenvolvimento sustentável, equilibrando-se as questões econômicas, com justiça social e sustentabilidade ambiental.

Alinhado à coleta seletiva foi elaborado manual para orientação das direções de fórum e encarregados das empresas de limpeza contendo os procedimentos para a operacionalização da coleta seletiva.