Autofit Section
Relatório da CGJ apresenta resultado de pesquisa organizacional com servidores e magistrados
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 30/06/2022 16:18

A Diretoria Geral de Planejamento e Administração de Pessoal da Corregedoria Geral da Justiça (DGAPE/CGJ) concluiu a “1ª Pesquisa de Clima Organizacional no âmbito da CGJ”, aplicada no período de 07 de março a 16 de abril de 2022, para juízes, servidores, comissionados, colaboradores e estagiários que laboram na primeira instância e no administrativo do Tribunal de Justiça Fluminense.

A pesquisa obteve a participação 1782 respondentes e objetivou medir a satisfação dos servidores em relação à estrutura e à organização da Instituição, além de comportamentos percebidos no ambiente de trabalho, com a identificação de aspectos positivos e negativos que possam impactar o clima organizacional.

O projeto do corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, foi  uma iniciativa inédita, que busca o aprimoramento da gestão de forma permanente. “Não se trata de mero questionário ou coleta de opiniões, mas, significa um poderoso canal de comunicação e ferramenta que auxilia na identificação de pontos importantes, que impactam o ambiente de trabalho e a cultura da nossa instituição”, considerou o corregedor.

O presente estudo centrou suas análises nas dimensões: Imagem e Avaliação Institucional; Desenvolvimento e capacitação de pessoal, Benefícios e Incentivos; Organização e Ambiente de Trabalho; Relacionamento Interpessoal; Comportamento dos gestores; e Satisfação Pessoal.

A juíza auxiliar da CGJ, Fernanda Xavier de Brito, ressaltou que “a iniciativa da realização da Pesquisa de Clima Organizacional é um elemento importante para a otimização no desenvolvimento institucional. A ação de forma contínua será importante ser feita periodicamente, conforme entendimento da Alta Administração, para que se possamos proceder um comparativo, no intuito de elevar o índice de satisfação dos funcionários com observância dos resultados de futura pesquisa”.

O diretor-geral da DGAPE, Carlos Brasil Cherubini, informou que “o relatório apresenta os principais resultados obtidos, mas não esgota a possiblidade de cruzamentos de informações para outras análises. As informações contidas no estudo servirão de base à tomada de decisões pela análise, diagnóstico e sugestões de ações de melhorias proporcionadas por este instrumento”.

Acesse aqui o Relatório 2022 - Pesquisa de Clima Organizacional no âmbito da CGJ >>>