Autofit Section
Corregedoria destaca aumento de produtividade de servidores em trabalho remoto
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 11/05/2021 16:30

O que antes funcionava em pequena escala no Tribunal de Justiça fluminense, hoje está em linha crescente. A tecnologia aliada ao comprometimento de quem trabalha em casa pode aumentar a produtividade e os resultados. É o que a Corregedoria Geral da Justiça vem constatando: dos 76 servidores em regime de trabalho remoto, metade deles produz a meta excedente estabelecida pela CGJ para o teletrabalho (25% a mais) e em torno de 10% ultrapassa essa meta. Sendo que os demais produzem acima da média dos servidores presenciais de suas serventias.”

Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, o trabalho remoto veio para ficar.  “A pandemia acelerou este processo. Antes sabíamos que um dia viria. Agora, este dia chegou. Estamos reformulando rotinas que possam efetivamente tornar permanente este serviço. Todo trabalho será regulado com metas rígidas”.

Com diferentes regimes de trabalho, os servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro trabalham de forma presencial; pelo Regime Especial de Trabalho Remoto Externo (RETE); ou, enquanto durar a pandemia, pelo RETE simplificado (para servidores com idade de risco ou que tenham comorbidades).

No Regime Especial de Trabalho Remoto Externo, o servidor exerce as suas atividades fora da sede da serventia de 1ª Instância (pode ser em outra cidade, estado ou país), devendo cumprir 25% além da produtividade mensal estipulada aos demais servidores presenciais de sua unidade técnica. (Saiba mais e acesse os Provimentos CGJ nº 27/2019 e 12/2021).

Já no Regime Especial de Trabalho a Distância, o servidor exerce suas atividades em Núcleo de Trabalho a Distância ou serventia de 1ª Instância diversa daquela de sua unidade técnica, devendo cumprir 20% além da produtividade mensal estipulada aos demais servidores presenciais de sua unidade técnica. (Acesse a Resolução do CM n°4/2015).

 

Novo modelo

A Corregedoria Geral da Justiça passa então a monitorar o servidor pelo resultado que atinge, em vez de tempo de trabalho.

No entanto, deste servidor se exige comprometimento para que esteja apto a fazer sua autogestão e manter a produção remota sem a presença de um gestor.

A juíza auxiliar da Corregedoria, Fernanda Xavier, destaca: “os regimes de trabalho visam oferecer qualidade de vida ao servidor e, ao mesmo tempo, identificamos que vem gerando o aumento de resultados”.

 

Produtividade

A Corregedoria conversou com três servidores que estão em trabalho remoto para conhecer a rotina deles e o que consideram relevantes para o aumento do desempenho no trabalho. São eles: Tatiana, Adriana e Carlos.

 

Tatiana Machado Delazare

Atualmente sou residente na Malásia - Ásia e estou lotada na Vara Única de Mangaratiba, no processamento cível. Trabalhar em casa tem suas vantagens, como a economia no tempo gasto com deslocamento físico, a flexibilidade no horário de trabalho e a tranquilidade para desenvolver as suas atividades sem interrupções. Por outro lado, o home office exige disciplina. Seguir uma rotina planejada é fundamental.

Quando estamos fisicamente na serventia, boa parte do tempo é dedicado às comunicações verbais, de um modo geral. No home office a atenção volta-se totalmente para o processamento eletrônico. A ausência de interrupções e das comunicações do regular trabalho presencial para mim é o grande diferencial no aumento da produtividade. Ter também uma estação de trabalho igual à do TJ em casa, com uma tela auxiliar vertical faz toda a diferença no processamento, além de uma boa internet.

Para organizar minha rotina de trabalho, procuro manter sempre os mesmos horários para o home office, como a manhã e parte da tarde, quando os meus filhos estão na escola; utilizo caderno para anotações e controle da produtividade; realizo contato com a serventia por e-mail e pelo WhatsApp; alterno o processamento das localizações mais laboriosas das mais simples; priorizo o processamento das audiências agendadas, das liminares, dos processos retornados do Tribunal, idoso, urgências como medicamentos e internações, além de demandas da serventia que me são encaminhadas. Em regra, o sistema em casa é um pouco mais lento do que no TJ. Nas localizações com um expressivo número de processos procuro anotar os processos que vou fazer no dia no caderno. Ao lançá-los um a um no sistema, economizo o tempo que aquele processo demoraria para abrir se estivesse na lista extensa daquela localização. Faz diferença!

 

 

Adriana Vieira Hees

Moro na cidade de Niterói e sou lotada na 5° Vara Cível da Capital. Trabalho como remota desde a criação desta modalidade, antes no Fórum da Região Oceânica e agora em home office, em razão da pandemia.  

O home office beneficiou muito minha qualidade de vida uma vez que ganhei tempo, por não precisar me locomover até o fórum e, principalmente, pela possibilidade de conciliação do horário de trabalho com minha rotina familiar. 

 Minha rotina de trabalho normalmente começa cedo, horário em que minha casa está mais tranquila.  Nos dias em que estou escalada para atendimento do "balcão virtual" o horário segue o do atendimento.  
O fato de poder trabalhar em duas etapas ajuda a melhorar minha produtividade, pois não fico tantas horas seguidas na frente do computador, e a cada etapa estou menos cansada e mais produtiva.  

 Assim, acredito que os fatores mais relevantes para o aumento da produtividade no trabalho em casa são a possibilidade de flexibilização do horário de trabalho e de conciliação deste com minhas rotinas diárias, o que me permite otimizar meu tempo e aumentar minha eficiência.

 

 

Carlos Zoberto Alves

Atualmente moro na Cidade de Rio Pomba-MG. Com o trabalho remoto deixei de viajar todos os dias 70 km, ida e volta, de Juiz de Fora até Três Rios (comarca pertencente ao 3º Nur, onde estou lotado). Para uma boa rotina de trabalho, tenho um espaço reservado que quebre a conexão com as demais partes da casa, contribuindo, assim, para tranquilidade, foco e concentração nas atividades a serem desenvolvidas. 

Procuro estabelecer uma rotina diária como se estivesse presencialmente na serventia, determinando um início e término para o expediente do dia, com a inclusão de intervalos e pequenas pausas para alimentação.  É essencial ter disciplina, comprometimento e responsabilidade e ter foco na produtividade elaborada pelo chefe da serventia e exigida pela Corregedoria. 

Manter uma boa comunicação com a equipe (chefe e demais colegas da serventia), interação, esta, essencial para uma boa execução das tarefas, onde a troca de experiências e conhecimento contribuem para dirimir eventuais dúvidas que possam surgir no decorrer do expediente. 

Utilizo modelos de certidões usadas frequentemente no dia-a-dia, evitando longas digitações, otimizando, com isso, o tempo no processamento.  Preparo o sistema e deixo o Balcão Virtual pronto para atendimento de acordo com o respectivo horário da tabela organizada pela serventia.