Autofit Section
Programa Justiça 4.0: Corregedor participa da solenidade de lançamento da Plataforma Digital
Notícia publicada por Assessoria de Comunicação em 01/03/2021 18:39

 

Legenda da foto: O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; o presidente do TJRJ,  desembargador Henrique Figueira; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região,  desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho; e o presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, ministro Luiz Fux. Foto: Luis Henrique Vicente  

 

Nesta segunda-feira, dia 1º de março, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) firmaram acordo de cooperação técnica para lançamento da plataforma digital do Poder Judiciário fluminense do Programa Justiça 4.0 – Inovação e efetividade na realização da Justiça para todos.  

O termo foi assinado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luiz Fux, e pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Henrique Figueira.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, participou da cerimônia realizada no Tribunal Pleno do TJRJ com a presença de outros desembargadores e autoridades, como a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho.

O Programa Justiça 4.0, de iniciava do CNJ dará mais celeridade na tramitação dos processos com uso de tecnologia avançada e inteligência artificial.

 “O uso da tecnologia e da inteligência artificial modificaram o procedimento e a tramitação dos processos, inclusive com atos elaborados por robôs. A definição estratégica pela Justiça Digital passou a ser necessária para representar respostas eficientes ao crescente número de processos, à taxa de congestionamento dos tribunais e ao número reduzido de servidores e magistrados. Além disso, a Inteligência Artificial constitui importante ferramenta destinada para melhor eficiência e eficácia da gestão no Poder Judiciário”, frisou o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Figueira.

Saiba mais sobre o projeto:

 https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2021/02/Cartilha_Justica_4-0_Vers%C3%A3o_Web_em_17-02-21.pdf

 

Com informações do TJRJ e CNJ

 

 

 

 

 

Galeria de Imagens