Autofit Section
Núcleos Regionais realizaram mais de 20 inspeções em 3 semanas
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 09/09/2019 13:00

 

Em agosto, os Núcleos Regionais (NURs) do TJ-RJ passaram a inspecionar as unidades judiciais, aumentado a capacidade de fiscalização da Corregedoria Geral da Justiça. Em três semanas de trabalho, os 13 NURs concluíram mais de 20 inspeções. 

Além das fiscalizações feitas pelos juízes auxiliares da Corregedoria, os NURs também fazem inspeções semanalmente, com calendário determinado pelo Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Bernardo Garcez. Desde a última semana de agosto, já foram fiscalizadas juízos nas comarcas da Capital, São Gonçalo - Região de Alcântara, Sapucaia, Mesquita, Barra do Piraí, Cambuci, Paracambi, Seropédica, Nova Friburgo, Miracema, Araruama e Regionais da Ilha do Governador e da Barra da Tijuca. 

Depois de visitarem as unidades judiciárias, as equipes de inspeção dos NURs têm seis dias para enviar relatório ao Corregedor, com as informações obtidas durante a fiscalização. A meta do Corregedor-Geral da Justiça é fiscalizar todas as serventias do Estado até a primeira semana de dezembro de 2020. 

Para isso, a equipe da Divisão de Fiscalização Judicial (DIFIJ) treinou servidores dos 13 Núcleos Regionais, na utilização de métodos de inspeção padronizados pela CGJ. 

A Divisão de Fiscalização Judicial deu acesso aos NURs às pastas eletrônicas com os indicadores de cada juízo. Isso permite que os juízes dirigentes dos NURs acessem Acervo Geral, Autos Paralisados, regularidade de atividades cartorárias, processamento,  existência de processos na “pré-conclusão”, entre outros.