Autofit Section
CGJ realiza operação conjunta com MP-RJ para apurar fraudes em cartório de Niterói
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 31/05/2019 18:15

 

O Corregedor-Geral da Justiça (CGJ) do TJ-RJ, desembargador Bernardo Garcez, determinou a realização, nesta sexta-feira (31/05), de operação conjunta com Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) para averiguar a ocorrência de fraudes em atos notariais no 14º Ofício de Justiça de Niterói em gestões anteriores.

A inspeção da CGJ apurou irregularidades em mais de 50 livros, tais como falsificação de escrituras de compra e venda, união estável e procurações. O MP-RJ investiga também requerimentos de certidões sobre atos fraudados e de títulos registrados com base em escrituras falsificadas.

A operação contou com a colaboração do atual tabelião do cartório, Leonardo Monçores Vieira, que, além de noticiar os crimes à Corregedoria, forneceu os documentos para análise. Segundo o delegatário, ele percebeu a existência de escrituras públicas fraudadas em seu cartório após ser alertado pelo titular do 12º Ofício de Registro de Imóveis da Capital sobre a validade de uma escritura.

Enquanto a equipe da Corregedoria realizava a inspeção judicial, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (GAECO/MPRJ) cumpriu oito mandados de busca e apreensão em imóveis utilizados por uma suposta organização criminosa especializada em falsificação de documentos e estelionato. Celulares foram apreendidos e os investigados foram levados para serem ouvidos pelos promotores de justiça.