Presidente e Corregedor-Geral do TJRJ inauguram fóruns de Iguaba Grande e Arraial do Cabo
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 25/10/2018 20:16

Os fóruns de Arraial do Cabo e Iguaba Grande foram inaugurados hoje (26/10) pelo Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Milton Fernandes de Souza, e pelo Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Claudio de Mello Tavares. Estiveram presentes os prefeitos de cada  município, Renato Martins Vianna (Arraial) e Ana Graziela Magalhães (Iguaba); do diretor do 11º Núcleo Regional (Cabo Frio), juiz Fabio Costa Soares; dos desembargadores Manoel Rebello (presidente do TJRJ no biênio  2011/12), e Norma Sueli; além de outros magistrados, serventuários e familiares dos homenageados que deram nomes aos fóruns: Desembargador Roque Batista dos Santos e Juiz Carlos  Alfredo Flores da Cunha.

Ambos os fóruns começaram a ser construídos em 2010, mas o contrato foi reincidido por inexecução por duas vezes: em 2012 e em 2015, quando foi dado início ao projeto executivo de complementação das obras, que incluiu a realização de um cadastro dos serviços já executados. A obra em Arraial do Cabo foi reiniciada pela Construtora Halliday Guimarães Ltda, em 2 de outubro do ano passado; a de Iguaba Grande, em 18 de setembro do mesmo ano.  O terreno em Arraial do Cabo tem 3.286m² com uma área total construída de 2.168m².  Em Iguaba, o terreno tem 4.983m² e área total construída de 2.098m². Os dois possuem um pavimento térreo para as áreas de atendimento jurisdicional e duas coberturas onde ficam as áreas técnicas. A juíza diretora do Fórum de Arraial é Juliana Gonçalves Pontes, e a de Iguaba, Maira Valéria Veiga de Oliveira.

O Corregedor-Geral da Justiça ressaltou que  os novos fóruns  foram planejados para o atendimento jurisdicional dando a magistrados e serventuários melhores condições de trabalho para que atendam a todos que baterem em suas portas em busca de justiça:

- Com um melhor atendimento, certamente os cidadãos terão uma justiça mais célere e uma prestação de serviços de maior qualidade. Os prédios oferecem acessibilidade e segurança a todos – disse ele, acrescentando que o TJRJ é o tribunal brasileiro de maior produtividade.

O presidente do TJRJ, desembargador Milton Fernandes de Souza ressaltou o imenso significado dos novos fóruns para as populações e para as comunidades jurídicas dos dois municípios:

- Além da estética, esses fóruns foram projetados especialmente para as atividades judiciárias. Há conforto para as partes, para os juízes, advogados, defensores, promotores e serventuários, e o preso também poderá ser tratado com dignidade.

Gerardo Rangel dos Santos, filho do desembargador homenageado em Arraial do Cabo, falou em nome da família e lembrou que não há equilíbrio na sociedade sem o Judiciário. Emocionado, ressaltou que o pai era honrado e discreto e que se sentia muito orgulhoso ao ver o nome dele no alto do prédio.

Em Iguaba Grande, coube a Marcella Brandão Flores da Cunha falar em nome da família (a mãe, o tio e a irmã) sobre  a homenagem ao pai. Ela observou que Flores da Cunha era uma pessoa alegre, que sabia viver e “não gostava de sentimentos falsos e momentos não verdadeiros.”

Galeria de Imagens