Autofit Section
Convênio entre TJRJ, Rio Ônibus e Seap garante ônibus para Complexo de Gericinó
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 24/10/2018 16:09

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Milton Fernandes de Souza, e o Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Claudio de Mello Tavares, assinaram hoje (24/10) um convênio com o Rio Ônibus – Sindicato das Empresas de Ônibus da cidade – e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) de cessão de dois ônibus para o Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. Os veículos serão usados para transportar familiares em visita aos apenados.

O Complexo de Gericinó tem 25 unidades prisionais, além de dois hospitais, em 4,8 mil metros quadrados, e, como ressaltou o desembargador Milton Fernandes, a parceria firmada trará tranquilidade aos familiares e, consequentemente, também aos presos.

- O objetivo é dar dignidade às pessoas. A família vai chegar bem e ser bem tratada, o que contribui para construir um ambiente de paz nos presídios. O Tribunal tem um compromisso com a sociedade e o trabalho em harmonia facilita nossa atividade - disse o presidente.

Ao ressaltar a importância da doação, o Corregedor-Geral de Justiça, desembargador Claudio de Mello Tavares, afirmou que a união de diferentes instituições para viabilizar projetos é essencial para garantir cidadania às pessoas:

- Para atender às demandas da população é preciso sempre olhar para o lado social, conhecer a realidade. A gente deve criar as condições para ressocializar os apenados, pois não só é um dever do Poder Judiciário, como uma medida preventiva de segurança pública. Dar tranquilidade no atendimento às famílias é um passo para isso.

O secretário de Administração Penitenciária, David Anthony Gonçalves Alves, parabenizou e agradeceu a iniciativa. Ele defendeu as parcerias com o TJRJ como forma de superar as crises e os desafios:

- São meses de parceria da Seap com o Judiciário, com obras, cessões e outras medidas. Devemos reforçar a ideia de cooperação pela segurança pública. Atender as famílias é mostrar que o Estado não oprime o apenado e é um dos passos para a ressocialização.

Presidente da Rio Ônibus, Claudio Callak reforçou a importância de colaborações e trabalho conjunto para enfrentar as dificuldades das instituições e atender a população.

- É gratificante fazer parte de uma parceria dessas e poder contribuir para uma sociedade mais justa. Esperamos que os veículos acolham com respeito os familiares e atendam suas necessidades. A gente torce para que cooperações como essa reverberem para outros setores.

Fotos: Luis Henrique Vicent/TJRJ 

Fonte: Ascom TJRJ