Autofit Section
“A Corregedoria como Instrumento de Gestão do Poder Judiciário” é o tema central do 79º Encoge, que começa quinta em Natal
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/10/2018 12:10

Começa nesta quinta (18/10) em Natal, Rio Grande do Norte, o 79º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge), que visa expor estudos, pesquisas, palestras e trocas de experiências de projetos sobre o tema central “A Corregedoria como Instrumento de Gestão do Poder Judiciário”. Os painéis e debates acontecerão no Salão Pleno do Hotel Wish e em espaços temáticos nas seguintes áreas: Sistema Penal (Sala Pirangi), Práticas Inovadoras (Sala Genipabu) e Sistema Extrajudicial (Sala Muriú). Acompanharão o desembargador Claudio de Mello Tavares, os juízes auxiliares Marcius Ferreira e Leandro Loyola.

O eixo temático enaltece a função gestora das Corregedorias Gerais de Justiça como órgão integrante do Poder Judiciário ao favorecer, com sua estrutura administrativa, a otimização da prestação jurisdicional.

A solenidade de abertura está marcada para as 18h desta quinta com formação da mesa diretora, pronunciamentos oficiais, cerimônia de entrega da Medalha de Honra ao Mérito Desembargador Décio Antônio Erpen, palestra do desembargador André Leite Praça (TJMG) sobre "As Corregedorias de Justiça como Instrumento de Gestão do Poder Judiciário" e conferência  do Corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins.

Nos outros dois dias serão debatidos temas como "Nomeação de interinos para ocupação de Cartórios Extrajudiciais vagos: previsão legal, requisitos e aspectos polêmicos", "Sistema de Correição Eletrônica dos Cartórios Extrajudiciais", "Combate ao Crime Organizado: estudo e planejamento de medidas efetivas e aceleração de respostas para situação – Possibilidade de criação de grupo de acompanhamento nas Corregedorias", “Projeto Eu Existo – Quero ser sua família – Plataforma que facilita e humaniza o processo de adoção”, "Obrigatoriedade da realização de audiências de custódia x Dificuldades estruturais para o cumprimento no prazo máximo de 24 horas”, "Sistema GPSJus – Ferramenta de unificação de sistemas judiciais e gerenciamento de processos". A discussão e a votação da Carta de Natal estão previstas para a manhã de sábado.