Autofit Section
Aula inaugural no TJRJ reúne assistentes sociais de diversas áreas
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/08/2018 17:25

Começou nesta sexta-feira (17/8), o curso “O Serviço Social na Saúde Mental e no Judiciário: a construção do trabalho coletivo”, promovido por assistentes sociais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Na aula inaugural, aberta ao público externo, foi debatido o tema “O cuidado como um Direito Humano”. Profissionais do Serviço Social de diversas instituições participaram do evento no Auditório Desembargador José Navega Cretton, da Corregedoria Geral da Justiça.

O juiz auxiliar da CGJ Afonso Henrique Barbosa, que participou da solenidade de abertura, observou que o diálogo entre magistrado e assistente social é fundamental para a prestação jurisdicional:

 - Para o juiz prestar um serviço adequado para a população, ele precisa conhecer as pessoas cujas vidas está decidindo. Ele precisa ouvir a sua equipe técnica. Se ele viver encastelado e isolado, ele não vai ser um bom profissional. Por mais que ele leia muitos livros, conheça muitas teorias, ele precisa ver a prática.

Afonso Henrique Barbosa falou também sobre a importância de se ter um curso com temáticas semelhantes envolvendo magistrados:

- O juiz, de um modo geral, com todas as questões que envolvem uma vara, independentemente da competência, tem que ter esse olhar para a equipe técnica. Não somente para o profissional,  mas principalmente para a atuação desse profissional. Esse diálogo é muito importante, já que o assistente social tem um olhar diferenciado. E é importante não apenas para nós, profissionais, mas para o jurisdicionado, que é o nosso alvo, o destinatário do nosso serviço.

A tutora da Central de Testamentaria e Tutoria Judicial, Andreia Cristina Alves Pequeno, encerrou a solenidade homenageando a equipe técnica de assistentes sociais do 1º NUR, responsáveis pela realização do curso:

- Fico muito feliz com esse compromisso com a formação continuada e a formação de parcerias da equipe do 1° NUR. A construção de um projeto que envolve a interlocução intersetorial é muito importante para o nosso trabalho.

Também participaram da abertura do curso a presidente do Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro (CRESS-RJ), Tássia Cristina Teles Costa; a chefe do Serviço de Apoio aos Assistentes Sociais (SEASO) do TJRJ; e a coordenadora do Projeto Transversões e professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) Rita de Cassia Cavalcante.

A aula inaugural foi ministrada pelos assistentes sociais Raquel Gouvêa (Profª ESS/UFRJ) e Jefferson Lee Ruiz – Profº FSS/UERJ.

O curso é fruto da parceria entre a ETIC – Serviço Social 1º NUR com o Projeto Integrado de Pesquisa e de Extensão Transversões da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenado pela professora doutora Rita Cavalcante. As aulas acontecerão de agosto a novembro de 2018 na Escola de Administração Judiciária (ESAJ) do TJRJ.

Participarão das aulas profissionais da equipe de saúde mental do município, assistentes sociais da equipe técnica interdisciplinar do 1º NUR e representantes das ETICs de Serviço Social da Comarca da Capital e da Vara de Execuções Penais.