Autofit Section
Tatuador e jornalista são homenageados no lançamento do projeto Jornalismo com Cidadania
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 07/08/2018 16:51

O Tribunal de Justiça lançou hoje (7/8) a homenagem Jornalismo com Cidadania. Criada pela Diretoria Geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento, seu objetivo é reconhecer a melhor reportagem, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, voltada para temas de cidadania e responsabilidade social, assim como os personagens e instituições nela revelados. Ou seja, criar uma espécie de confraria do bem, estimulando e reconhecendo reportagens que abordem projetos sociais e atividades comunitárias de relevância visando o bem-estar da sociedade fluminense. Os homenageados nesta primeira edição foram o jornalista Matheus Rodrigues (G1) e o personagem central de sua matéria, o tatuador Yurgan Barret, responsável pelo Projeto Y Rosa, que reconstrói, com tatuagem, gratuitamente, aréolas de seios de mulheres que enfrentaram o câncer de mama.

- Esse trabalho é muito importante, principalmente para as mulheres que passaram por um problema tão grave. Eu não conhecia este rapaz e fiquei impressionado com sua iniciativa de levar o bem a tantas pessoas. E o Matheus merece também os parabéns por ter divulgado o projeto, assim como o G1, que abriu esse espaço. Nada mais justo o TJ fazer essa homenagem. Nossa sociedade precisa de matérias proativas. Infelizmente, hoje vemos muitas matérias negativas e tragédias em jornais e na televisão. Quando vemos um trabalho desses sendo feito e a imprensa o divulgando, temos que aplaudir – disse o Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Claudio de Mello Tavares.

O presidente do TJRJ, desembargador Milton Fernandes de Souza, contou que a homenagem foi idealizada pelo diretor-geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento, jornalista José Carlos Tedesco:

- Não é um prêmio, mas uma homenagem a pessoas que fazem coisas boas para a sociedade. Ações assim, que fazem bem às pessoas precisam ser ressaltadas. Se mais pessoas seguirem esta conduta e a imprensa divulgar isso, nossa sociedade vai melhorar muito.

Matheus Rodrigues falou em seguida agradecendo a homenagem:

- Como todo bom jornalista, gosto de contar histórias. Quando conheci o projeto, fiquei encantado. A gente precisa muito de matérias boas e positivas, e o G1 incentiva isso.

 

Yurgan Barret observou que as mulheres que o procuram sofrem com baixa autoestima:

- O fato de o Matheus ter ido fazer a matéria e o G1 ter apoiado, me incentivou a continuar com o projeto de dois em dois meses. Em outubro, iremos a Florianópolis. Como nem todas as mulheres que precisam podem vir a nós, estamos nos organizando para ir até elas também em outros estados.

Estiveram presentes na homenagem também os juízes auxiliares da Presidência, Marcelo Oliveira, e da Corregedoria, Luiz Umpierre de Mello Serra; Mauro Ventura e Maurício Menezes, que antecederam Tedesco na DGCOM; Washington Santos, representando o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio; José Raphael Berrêdo, coordenador do G1; além de familiares dos homenageados.

 

Fotos: Júlio César Guimarães

Galeria de Imagens