Autofit Section
Corregedor-geral da Justiça se reúne com juízes do 2º Núcleo Regional
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 03/03/2023 21:20

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, se reuniu nesta sexta-feira (3/3) com os juízes do 2º Núcleo Regional, em Niterói. O objetivo do encontro foi apresentar a sua equipe de trabalho e ouvir os magistrados sobre as necessidades de cada serventia e ideias que possam contribuir para a melhoria da prestação jurisdicional. O 2º NUR é formado pelas comarcas de Niterói, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, São Gonçalo e Silva Jardim e pelos Fóruns Regionais da Região Oceânica e de Alcântara.

Durante a conversa, o desembargador Marcus Henrique Basílio ressaltou que, antes de punir, pretende dotar os magistrados e servidores de condições de trabalho.  “Antes de punir, eu quero que não aconteça. Antes de punir, temos que evitar o erro. Nós temos que preparar os juízes e servidores para, depois, poder cobrar deles”, frisou, acrescentando ainda que a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) abrirá cursos presenciais obrigatórios para servidores e magistrados sobre o PJe e criará uma Central de Higienização do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), em parceria com a Presidência e a 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
 
O corregedor lembrou ainda que está aberto ao diálogo e que a CGJ possui uma função correicional e que ele foi eleito para isso. Em seguida, o corregedor-geral da Justiça ouviu as reivindicações dos magistrados presentes e falou sobre os desafios da Corregedoria como, por exemplo, a falta de servidores no primeiro grau. “Eu quero trabalhar em parceria com os senhores. Estou aqui para ouvir ideias e sugestões para discutirmos e encontrarmos juntos soluções. Não adianta só reclamar dos problemas”, pontuou.
 
Após apresentar a competência de cada juiz auxiliar no âmbito da Corregedoria Geral da Justiça (Dra. Rose Marie Pimentel, responsável pela administração de pessoal; Dr. Sandro Pitthan Espíndola, pela área administrativa e distribuição de processos; Dr. Marcelo Oliveira da Silva e Dr. Rafael Estrela, pela produtividade, andamento processual e gestão cartorária; Dr. Marcello Rubioli e Dra. Daniela Bandeira, pelos cartórios extrajudiciais; e Dr. Bruno Rulière, pela Comissão Permanente de Processo Disciplinar), o desembargador Marcus Henrique Basílio adiantou que vai visitar todos os núcleos regionais. “Comecei por Niterói por razões óbvias. Sou nascido e criado em Niterói e fui juiz aqui neste prédio”, concluiu.
 
Também participaram do encontro a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, juíza Eunice Haddad; a juíza auxiliar da CGJ Rose Marie Pimentel; e a juíza dirigente do 2º Núcleo Regional Ana Paula Cabo.

 

                      O corregedor Marcus Henrique Basílio com os juízes do 2º Núcleo Regional, em Niterói. 

 

Fotos: Brunno Dantas/TJRJ