Autofit Section
Corregedor é empossado como membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros - IAB
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 25/11/2022 14:26

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, tomou posse como membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na sessão plenária da última quarta-feira (23/11), conduzida pelo presidente nacional do IAB, Sydney Sanches.

A cerimônia de posse aconteceu no plenário histórico do Instituto, no Centro do Rio, e reuniu desembargadores, juízes, servidores e operadores do Direito.

O corregedor Ricardo Cardozo agradeceu a homenagem e reforçou a importância do elo entre o Direito e a justiça.  "Todo magistrado está comprometido com a justiça. Todo advogado está comprometido com a defesa do direito dos povos. Direito e justiça caminham juntos. Não há justiça sem Direito e nem Direito sem justiça. Que estejamos sempre juntos, magistrados e advogados, para fazer a justiça e defender a democracia do nosso país".

Ao discursar, o desembargador Cardozo disse ter orgulho de integrar o Instituto dos Advogados do Brasil. “Seus membros, sem dúvida, integram a elite intelectual que pensa o Brasil. O IAB tem sido a casa do Direito e da democracia”, afirmou.

O orador do Instituto, Sergio Francisco de Aguiar Tostes, destacou as qualidades do desembargador e afirmou que o novo consócio é um juiz exemplar, sempre cordial com os colegas de trabalho: “Ele tem atenção com os advogados, que é a condição primordial para ser um magistrado: estar disponível para ouvir o advogado, que representa, diante do juiz, a sociedade e o interesse da coletividade”.

 

O presidente do IAB agradeceu a presença dos visitantes e afirmou que as portas do Instituto estão abertas para a contribuição dos representantes do Direito Público. “O IAB é uma casa de juristas. Temos aqui não só advogados, mas também membros da magistratura, do Ministério Público e da advocacia pública, que participam desses debates da nossa histórica academia. Ano que vem completaremos 180 anos de atividade, sempre nessa perspectiva de contribuição para o aperfeiçoamento do ordenamento jurídico e da nossa legislação”, disse. 

Compuseram a mesa de honra, o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira; o desembargador e diretor cultural da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), Ricardo Alberto Pereira; o presidente do Instituto dos Magistrados Brasileiros (IMB), Peterson Barroso Simão; a diretora-secretária de Diversidade e Representação Racial do IAB, Edmée da Conceição Ribeiro Cardoso; e o secretário-geral do Instituto, Jorge Rubem Folena de Oliveira.