Assessoria Imprensa (Dest. Foto/Texto)

Retornar para página inteira

Sistema de Identificação e Informação dos Adolescentes do Degase é apresentado a serventuários

Notícia publicada pela Assessoria de Imprensa em 2017-10-02 19:45:00.412

Servidores de varas de Infância e Juventude de todo o estado receberam treinamento para o uso do Sistema de Identificação e Informação dos Adolescentes do Degase (SIIAD)  na manhã desta segunda-feira (2/9), no Auditório Desembargador José Navega Cretton da Corregedoria Geral de Justiça. Para agregar celeridade ao processo de trabalho, o sistema disponibilizará a magistrados e servidores, inclusive durante os Plantões Judiciários, consulta rápida, segura e eficaz de informações cadastrais dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, além de possibilitar o agendamento on-line para as audiências. 

A juíza Raquel Chrispino explicou aos servidores como se desenvolveu essa parceria com os órgãos gestores do sistema e detalhou todas as vantagens do sistema. A magistrada também destacou a importância da comunhão de esforços para o alcance de informações mais seguras e atualizadas sobre adolescentes em conflito com a lei, para melhor instruir os processos com informações fidedignas e confiáveis.

Representando o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), Cândido Fernandes Ferreira apresentou o sistema acompanhado por Luiz Antonio Vicenzo do Monte, do Detran/Montreal.

Para a diretora-geral de Administração da CGJ, Alessandra Anátocles, a ferramenta facilitará tanto os órgãos de Justiça, quanto as famílias, que encontravam grandes dificuldades para localizar os jovens em situação de internação institucional.

- O sistema, sem dúvida, agilizará a localização da unidade em que o adolescente se encontra, otimizando o processamento dos cartórios, emitindo informações em tempo real quanto à situação dos adolescentes que ingressam no sistema – ressaltou a diretora.

Também participaram do evento a diretora do DESOP, Enedina Brandão, a diretora da DIDIN, Jorgina Pereira, e a chefe do SEIAC, Silvia Pimentel, que apresentou o formulário de solicitação para obtenção do acesso ao SIIAD acrescentando que eles devem ser encaminhados ao Serviço de Informações e Apoio a Convênios de Intercâmbios de Dados (SEIAC).

O treinamento foi disponibilizado simultaneamente, por videoconferência, para os servidores do interior, que acompanharam o treinamento em seus respectivos NURs.