Assessoria Imprensa (Dest. Foto/Texto)

Retornar para página inteira

Campanha 'Papa Cartão' visa estimular a reciclagem de resíduos

Notícia publicada pela Assessoria de Imprensa em 2017-06-08 16:22:00.0

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro promoveu uma série de iniciativas como a campanha “Papa Cartão”, lançada nesta quinta-feira (8/6), para incentivar a coleta e a trituração de cartões de plástico (débito, crédito e cartões-presente, entre outros) que perderam a validade. O presidente do TJRJ, desembargador Milton Fernandes, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Claudio de Mello Tavares, prestigiaram a solenidade conduzida pelo desembargador Jessé Torres, presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade (COSUS) do TJRJ.


Para o desembargador Jessé Torres, a máquina Papa Cartão é um importante estímulo para a reciclagem:


- Tudo gera resíduos, que devem ser descartados de maneira adequada. Alguns resíduos podem ser reaproveitados, além de gerarem emprego. Esse é um ciclo econômico, social e ambiental interessantíssimo.

A máquina, doada pelo Ministério do Meio Ambiente, ficará permanentemente no hall dos elevadores do Fórum Central, no andar térreo da Lâmina I. Qualquer pessoa poderá descartar os cartões que não utiliza mais. O material recolhido será destinado às cooperativas associadas ao TJRJ, que farão o reaproveitamento, transformando-o em novos produtos.
 

Para o corregedor Claudio de Mello Tavares, práticas voltadas para a sustentabilidade são de suma importância para a sociedade:


- Esse tipo de iniciativa, como o da reciclagem de resíduos, deve ser estimulado desde a infância para que as crianças se tornem adultos com hábitos sustentáveis.