Assessoria Imprensa (Dest. Foto/Texto)

Retornar para página inteira

Encontro sobre Mediação e Conciliação será realizado dia 9 de maio no auditório da Corregedoria

Notícia publicada pela Assessoria de Imprensa em 2017-05-03 18:43:00.996

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Claudio de Mello Tavares, o presidente do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec) desembargador Cesar Cury, juízes auxiliares da Corregedoria, e a juíza Sylvia Area Leão, titular da 44ª Vara Cível e coordenadora cível do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) se reunirão com juízes cíveis da capital e de regionais da capital, no próximo dia 9, às 10h, no auditório Desembargador José Navega Cretton, para conversar sobre Mediação e Conciliação. A juíza Sylvia Leão fala sobre o objetivo do evento:

-- Queremos aproximar o Nupemec dos juízes cíveis e sensibilizá-los com relação à mediação. Vamos também tirar possíveis dúvidas e falar sobre as agendas concentradas. A Corregedoria está nesse movimento de redução do acervo cartorário, o que mostra que a administração abraçou a proposta da mediação. Houve uma mudança legislativa com o novo Código de Processo Civil e a Lei da Mediação e temos que estar preparados.

A magistrada observa que, por vezes, um mesmo conflito pode gerar até dez processos. A mediação de conflitos pode provocar menos ajuizamentos de ações e consequente redução no número de processos. O encontro de 9 de maio será o primeiro de uma série que abrangerá todas as comarcas do Estado do Rio de Janeiro. As audiências de conciliação são mais restritas e, geralmente, envolvem partes que têm um relacionamento superficial, enquanto a mediação trata de relações mais complexas, que existem há mais tempo, como as familiares, condominiais, de sociedades etc.