Autofit Section
Corregedor prestigia posse do presidente do TJRJ
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 12/01/2022 16:51
como vice-presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, foi eleito vice-presidente da nova Mesa Diretora do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil - CONSEPRE. A eleição foi realizada durante o 120º Encontro de Presidentes, em novembro no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em Recife.

No dia 10 de janeiro, o desembargador Henrique Figueira tomou posse como vice-presidente do Conselho, em cerimônia realizada em Curitiba. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, prestigiou o empossado, que representa o Estado do Rio de Janeiro no Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil – CODEPRE.

 

Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil

Entre os objetivos do Conselho estão a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário, a integração dos Tribunais de Justiça em todo o país; o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas e o estudo e aprofundamento dos temas jurídicos e das questões judiciais que possam ter repercussão em mais de um Estado da Federação, buscando a uniformização de entendimentos e respeitando a autonomia e peculiaridades locais.

Fundado em 1992 com a então denominação de Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, o Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil é uma associação civil, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, integrada pelos presidentes de Tribunais de Justiça Estaduais.

 

Com informações do TJRJ